Projeto Práticas Desviantes oferece imersão cultural gratuita para moradores da Comunidade do Vintém no Recife

O objetivo é criar e valorizar diálogos sobre a memória e a preservação da história sociocultural da comunidade. O projeto tem apoio do Museu Murillo La Greca

Rafael FX Foto Tulio Brand
O artista Rafael FX ocupa a comunidade com seu ateliê aberto até o dia 24 de março. (Foto: Tulio Brand/Divulgação).

A quarta edição da residência artística Práticas Desviantes, financiada pelo Fundo de Incentivo à Cultura (Funcultura), promove durante os meses de março e abril oficinas, ateliês abertos e diversas outras atividades na comunidade do Vintém, situada no bairro do Parnamirim, na Zona Norte do Recife. O projeto, resultado de uma parceria com o Museu Murillo La Greca, conta com a coordenação e curadoria da artista visual pernambucana Ariana Nuala. O objetivo é criar e valorizar diálogos sobre a memória e a preservação da história sociocultural da comunidade.

Com o tema “Alavanca”, esta edição da residência artística conta com a presença dos artistas Lia Letícia e Rafael FX, sob orientação de Iagor Peres. Desde o dia 10 até 24 de março, Rafael FX ocupa a comunidade com seu ateliê aberto, cujo foco é o grafite e as danças urbanas, visando desenvolver provocações históricas e conhecimento corpóreo de motricidade e ação no espaço. Já a partir desta quarta-feira (15) até 30 de março, Lia Letícia chega com o projeto Doce, que trata de relações pessoais nascidas a partir da necessidade ancestral de união/partilha/comunhão em comunidades, conhecendo quem são as doceiras e confeiteiras da comunidade, suas estórias e seus processos.

“Com o projeto Práticas Desviantes, os artistas e a comunidade do Vintém terão a oportunidade de repensar o espaço urbano e suas relações afetivas-sócio-econômicas, ajudando a desconstruir a ideia de que apenas classes sociais mais favorecidas economicamente podem consumir o que os espaços culturais oferecem”, destaca Ariana Nuala, curadora do projeto.

A Vila do Vintém é um território de cultura ribeirinha que resiste em meio à especulação imobiliária que cresce e contorna a cidade do Recife. A comunidade resistiu territorialmente ao lado do Museu Murillo La Greca, e mantém relações de pertencimento acerca do equipamento cultural público e das propostas artísticas nele existente. O resultado do projeto será apresentado publicamente no dia 13 de abril, na comunidade do Vintém. Os detalhes serão divulgados em breve no perfil do projeto no Instagram.

SERVIÇO:
Residência Artística Práticas Desviantes

Data: De 10 a 30 de março
Local: Comunidade do Vintém – Parnamirim – Zona Norte do Recife
Gratuito. Mais informações no Instagram @praticasdesviantes