Inspirada no reencontro do povo com a energia carnavalesca, a banda olindense Academia da Berlinda lança o single “Bandoleiro” com a mistura de frevo, brega e reggae. A canção vem nesta quinta-feira (9), Dia do Frevo e renova a diversidade sonora já marca do grupo.
Depois do álbum Descompondo o Silêncio (2020), gravado no estúdio do produtor Kassin, no Rio de Janeiro (RJ), a banda volta a produzir nas ladeiras de Olinda, aproveitando a energia da cidade alta para flertar com o ritmo carnavalesco mais importante de Pernambuco.
“É a primeira vez que viajamos por essa estética. Depois que nos consolidamos com uma sonoridade própria, mais puxada para a dança de salão, tomamos a liberdade de trabalhar com o frevo também”, comentou Tiné, vocalista da banda.
A Academia da Berlinda celebra sua origem ouvindo as orquestras olindenses nos ensaios para o Carnaval e toda a influência musical que o período traz para fazer nascer “Bandoleiro”. “Quem mora em Olinda acompanha esse movimento no dia a dia e inevitavelmente, nós como músicos, também trazemos essas referências para a música que fazemos. O frevo, o maracatu e o coco são ritmos que utilizamos algumas vezes de forma incidental, outras como elementos de inspiração e diálogo dentro do nosso universo de criação”, ressaltou Yuri Rabid, baixista da Academia.
A Academia da Berlinda é Alexandre Urêa (voz e timbales), Tiné (voz, pandeiro e maraca), Yuri Rabid (baixo e voz), Gabriel Melo (guitarra), Hugo Gila (teclados), Irandê Naguê (bateria e percussão) e Tom rocha (percussão e bateria),