20 anos depois, Fellini lança vídeo da sua despedida dos palcos

fellini
A banda em sua formação dos anos 1980. (Divulgação.)

A banda Fellini, ícone do pós-punk brasileiro dos anos 1980 lança o registro ao vivo de suas despedidas nos palcos, realizada há 20 anos.

Em 1998, a banda se reuniu para uma mini turnê nacional. O grupo paulistano, que durante as apresentações contou com Cadão Volpato, Thomas Pappon, Tancred Pappon, Jair Marcos e Reka Ortega, fez então shows em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Da apresentação candanga, realizada na Caixa Cultural, saiu um registro em vídeo, O Último Adeus de Fellini, que agora, vinte anos após sua realização, pode ser visto.

O material é inédito também para o Fellini, que “até então não tinha bons registros ao vivo”, nas palavras de Wilton Rossi, responsável à época pela produção do show de Brasília. “Esse é um raro momento bem registrado do grupo”, ele completa.

Leia Mais
A cobertura completa do APR 2018

O Último Adeus de Fellini representa a chance de ver a banda em ótima forma, fazendo um show com muito prazer e se divertindo no palco – contrapondo o som melancólico característico do grupo, cuja uma das principais influências vinha da banda pós-punk inglesa Joy Division. O show ficou guardado em fitas VHS e Super VHS por todos esses anos e só no início de 2018 o material teve sua edição e digitalização realizadas, sob os cuidados de Rossi.

“Um dos objetivos de nosso trabalho é preservar a memória do que está sendo feito e do que já aconteceu no cenário indie”, explica Miguel Galvão, um dos fundadores do selo. “O Fellini é um projeto no qual a gente se identifica há tempo e que respeitamos bastante. O grupo traz um potencial de inspiração para gerações futuras, seja pela qualidade musical, poesia ou dinâmica de atuação. Esse registro é uma forma da meninada encontrar de maneira fácil e acessível boas referências artísticas”, reflete o produtor.