No Brasil a série Vikings, publicada na revista mensal Vertigo, ainda está em sua sétima edição ao passo que nos EUA chegará amanhã às comic-shops a edição nº 29 de Northlanders [Vikings]. Ao que tudo indica a série continuará a ser lançada por aqui e em breve teremos acesso a tudo que vem saindo por lá, portanto é bom ficarmos de olho no que está por vir. Em Northlanders nº 29 os autores da série mostrarão em uma história one-shot a vida dos guerreiros do norte quando estão em mar aberto.

Na história intitulada “Vikings: The Sea Road” [“Vikings: A Estrada do Mar”] o escritor e criador da série, Brian Wood, acompanhado da artista Fiona Staples mostrarão como uma viagens marítimas feitas pelos vikings em embarcações de tecnologia tão precária e tão desprotegidas da fúria dos elementos podiam ser, mais do que perigosas, tediosas.

“Comecei a pensar na noção de vikings em barcos como um tipo de chateação“, explicou Wood no Graphic Content, o blog oficial da Vertigo. “Claro que houveram as viagens emocionantes que conhecemos e incêndios em cidades estrangeiras e o enriquecimento, mas e o dia de trabalho dos homens nórdicos, transportando a carga por rotas familiares, as ‘estradas marítimas’? Nenhuma aventura para eles. Pelo contrário, há prazos, custos e despesas, taxas e tarifas e atrasos devido às marés. Tudo em busca de uma estreita margem de lucro que irá permitir que acordem no dia seguinte e façam tudo isso novamente. E sobre estes caras?”

Além de explorarem o tédio e a rotina de tais viagens os autores abordam ainda como deveria ser a realidade de 50 homens imundos aglomerados em um barco mais ou menos do mesmo tamanho de um apartamento de um quarto em uma grande cidade como New York ou São Paulo e cercados por quilômetros e quilômetros de nada mais além de mar.

Continue lendo

Sem mais artigos