Randy Duncan, professor de Comunicação da Henderson State University, no Estado do Arkansas, EUA, e um dos acadêmicos mais prolíficos nos estudos de quadrinhos, vai fazer a conferência de abertura das Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. Seu trabalho na área de histórias em quadrinhos vem de longa data, tendo escrito vários livros sobre o tema. O evento acontece na Universidade de São Paulo em agosto deste ano.

Entre suas obras mais conhecidas, destacam-se The Power of Comics: history, power and culture (2009), Critical Approaches to Comics: theories and methods (2011), e Icons of the American Comic Book: from Captain America to Wonder Woman (2013), elaborado em parceria com Matthew J. Smith.

Com esse autor acabou também de organizar sua mais recente obra, The Routledge Handbook of the Secret Origins of Comics Studies, a ser lançado nos próximos meses, que congrega pesquisadores dos mais diferentes países para relatar o desenvolvimento dos estudos sobre quadrinhos ao redor do mundo. Ele é também cofundador da Comic Arts Conference, o primeiro evento anual de caráter científico dos Estados Unidos dedicado totalmente aos estudos sobre histórias em quadrinhos, e escreveu os verbetes sobre Stan Lee, Jack Kirby, Will Eisner e outros tópicos relacionados com quadrinhos da St. James Encyclopedia of Popular Culture.

Duncan apresentará a conferência de abertura das 4as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, enfocando exatamente a evolução e perspectiva dos estudos acadêmicos sobre histórias em quadrinhos. Mais sobre ele no seu Linkedin. Já estão confirmados nas Jornadas os autores Daniele Barbieri, especialista em fumetti e Nick Sousanis autor da primeira tese de doutorado feita totalmente em quadrinhos.

Sem mais artigos