Mutarelli é um dos destaques. (Divulgação).

Mutarelli é um dos destaques. (Divulgação).

Um festival de publicações independentes. Esta é a proposta do PUBLIQUE-SE!, que acontece no Museu da Cidade do Recife de 27 de outubro a 1º de novembro. O Festival, cujo mote principal é a autopublicação, ou publicação independente, é uma iniciativa da Editora Livrinho de Papel Finíssimo e conta com incentivo do Funcultura.

O acesso do público é gratuito e começa às 9h. O Museu da Cidade fica no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José. Participam como ministrantes Tatiana Martins (Fotolibras – PE), Thémis Lima (Editora Tribos – RN) e André Arribas (Pé de Letra – PE). Um dos destaques é Lourenço Mutarelli, que apresenta sua caminhada desde os tempos dos fanzines autorais às grandes editoras, das HQs aos romances.

A programação do PUBLIQUE-SE! envolve temas que interessam ao campo editorial independente, com atividades de formação, exposição, feira e ateliê de publicação. Estão programadas oficinas, debates e palestras, com temas definidos a partir de lacunas percebidas na formação das pessoas envolvidas no mercado editorial independente e também voltados para o público em geral interessado em cultura e contemporaneidade.

A exposição de livros e de fotos de livros está sendo toda produzida com o intuito de que o público reflita sobre as possibilidades do livro em estreito diálogo com as artes gráficas e visuais. A curadoria é da diretora do Museu da Cidade do Recife, Betânia Corrêa de Araújo.

O Ateliê PUBLIQUE-SE! estará publicando na hora poemas, crônicas, minicontos e ilustrações. A feira é um espaço destinado a 30 expositores, editoras e autores independentes, com foco na produção brasileira contemporânea. O objetivo é reunir e apresentar a Pernambuco a crescente produção de escritores, fanzineiros, ilustradores e artistas visuais que já circulam em feiras independentes de todo o Brasil. A feira será a atividade de encerramento do Festival.

Sem mais artigos