Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

O Brasil vive uma era de ouro nos estudos acadêmicos de quadrinhos. 22 obras sobre o tema serão lançados no Jornadas Internacionais de Quadrinhos, o maior evento do gênero da América Latina, que acontece em São Paulo a partir da próxima terça (18). O feito é inédito no mercado brasileiro.

Leia Mais
Jornadas Internacionais traz Ian Gordon

A concentração de publicações científicas ocorre por conta das 3ªs , congresso acadêmico que vai de 18 a 21 deste mês na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). A organização do evento adota como critério lançar nos dias do encontro científico apenas títulos teóricos. O número desta vez foi recorde.

Nas edições anteriores, realizadas em 2011 e 2013, houve nove e oito publicações, respectivamente.

A maior parte das obras é de autores nacionais. A exceção é O Sistema dos Quadrinhos (Marsupial Editora), do francês Thierry Groensteen, considerado um clássico da área. O trabalho é traduzida pela primeira vez para o português.

Três dos títulos nacionais irão homenagear pesquisadores brasileiros de quadrinhos, mortos entre os meses finais de 2013 e janeiro de 2014. A Linguagem dos Quadrinhos: Estudos de Estética, Linguística e Semiótica (Criativo) traz capítulos de diferentes autores sobre os trabalhos de Antônio Luiz Cagnin (1930-2013). A obra é organizada por Waldomiro Vergueiro e Roberto Elísio dos Santos.

O ex-professor da ECA-USP terá relançada, também no evento, sua principal obra, Os Quadrinhos (Criativo). Histórias em Quadrinhos e Práticas Educativas: os Gibis Estão na Escola, e Agora? é o último escrito de Elydio dos Santos Neto, professor da Universidade Federal da paraíba, morto em outubro de 2013. O livro é organizado em parceira com a esposa, a também pesquisadora Marta Regina Paulo da Silva.

Moacy Cirne: o Gênio Criativo dos Quadrinhos faz uma biografia acadêmica do estudioso que dá título à obra. Cirne (1943-2014) é autor de uma das mais amplas e relevantes publicações sobre quadrinhos no Brasil. A obra foi escrita pelo jornalista Alex de Souza. As sessões de autógrafos irão ocorrer entre os dias 18 e 20 de agosto, às 18h, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mais detalhes no site do congresso.

MOACY CIRNE - ALEX DE SOUZA

123-A Linguagem dos Quadrinhos

Sem mais artigos