MenteSujadeRobertCrumb_des

A fase mais bruta de Robert Crumb sairá no Brasil pela editora Veneta. O livro traz desenhos e histórias cheias de escatologia, sexo insano, blasfêmias de todo o tipo, porralouquice, ultraviolêmcia e toda sorte de obsessões vindas da mente do quadrinista norte-americano autor de Gênesis e Fritz The Cat.

É um material que se vende pelo tom provocador e polêmico. Afinal, a nata do trabalho de Crumb já se encontra nas livrarias. Essa fase inicial mais radical é mais apreciada por seus fãs mais devotos. Muitas das HQs desse livro foram parar nos tribunais e chegaram a ser proibidas em alguns estados americanos. A mais famosa delas é “Joe Blow”, que mostra um cara que come os próprios filhos.

Em entrevista à Folha de S. Paulo nesta terça (20), Crumb, que hoje mora na França, disse não ter mais interesse nesse trabalho, mas entende que muitos editores ainda gostem e queiram lançar. Chegou a afirmar que se sente “constrangido” com algumas histórias. A Mente Suja de Robert Crumb tem 232 páginas e custa R$ 59,90.

Em tempo: a Veneta também anunciou uma HQ nacional entre seus lançamentos. Parafusos, Zumbis e Monstros do Espaço (112 páginas, R$ 24,90), mostra um jovem aficionado por cultura pop que passa a ter poderes depois de sofrer um acidente com um parafuso.

MenteSujadeRobertCrumb

Sem mais artigos