Trilha de Juno faz link instantâneo com o filme
Por Paulo Floro

JUNO – ORIGINAL SOUNDTRACK
Vários Artistas
[Rhino, 2008]

A trilha sonora de Juno, assim como o filme é por demais cativante. O tom de meiguice, por vezes cambaleando numa corda bamba, permeia todo o disco. Sua repercussão na memória também é grande como o longa, cheio de signos que criam links entre a memória afetiva do espectador e a trajetória da protagonista.

E aqui está o mérito desta trilha sonora: mais do que um álbum com músicas inspiradas no filme, o disco é o próprio filme. A primeira faixa é a abertura do filme, “All I Want Is You”, de Barry Louis Polisar e é impossível não desenhar na mente a cena de Juno andando com sua garrafa de suco de laranja até a farmácia para comprar mais um teste de gravidez. Apesar da experiência ser mais interessante, quem nunca viu o filme também tem chances de gostar deste disco. O seu tracklist tem de figurões do cancioneiro americano a temas bregas, passando por ícones indies dos anos 1990.

Preenchendo boa parte das faixas, temos Kymia Dawson, cantora folk americana, antiga metade do Moldy Peaches. Como um cimento, sua presença cria a atmosfera necessária para transportar o ouvinte para o mundo do norte-americano médio. Cheio de palmas, assovios e violão, Dawnson é afiada e meiga como Juno. Suas letras tem malícia e ingenuidade no tom certo para casar com a personagem de Ellen Page. Além desse casamento feliz, Belle and Sebastian e Cat Power compõem o repertório.

Os solavancos desta uniformidade folk fazem referências a momentos cômicos e curiosos do filme. “Superstar”, música dos Carpenters cantada pelo Sonic Youth é trilha da cena mais afetadamente indie, quando Juno discute com Mike Loring sobre a banda. “SY é uma merda. É só barulho”. Ela, educada na escola punk 77 e fã de Stooges, apresenta Mott The Hoople ao futuro pai de seu bebê. Está no disco também, “All The Young Dudes”. A última faixa termina como o filme. Os atores Ellen Page e Michael Cera cantam “Anyone Else But You”, dos Moldy Peaches, sentados numa calçada, ao violão. A trilha de Juno é memorável como há muito não se via nesse gênero musical.

NOTA: 8,5

[audio:Barry-Louis-Polisar-All-I-Want-Is-You.mp3]

[+] CRÍTICA: JUNO
[+] OSCAR 2008: JUNO TEM POUCAS CHANCES

Sem mais artigos