Os seres fantásticos do mar estarão de 09 de agosto a 28 de setembro na Galeria Corbiniano Lins, no Recife. Trata-se de Sereia é Mulher. E a Outra Metade, O Que Ela Quiser, do artista plástico Java Araújo.

A expo nasceu a partir da obra Invenção Coletiva do pintor surrealista René Magritte, que subverte a ordem do que entendemos por sereia. Onde seria o lugar da cauda, estão pernas humanas e, onde seria o tronco humano, há uma cabeça de peixe. Java não só faz uma releitura desta obra, como também subverte a ordem de outras tantas sereias em suas pinturas.

Delas, surgem em meio a diversas técnicas, um cardume de mulheres-peixes que com liberdade se transformam segundo suas vontades. O artista pincela suas obras com nuances de engajamento na luta pela liberdade das mulheres. De forma lúdica e curiosa, o artista convida todas e todos a mergulhar no universo das sereias em suas mais variadas formas.

Java Araújo fez uma enquete no seu Facebook convidando as mulheres a responderem a seguinte pergunta: “se você fosse uma sereia, qual seria sua outra metade?” Surgiu desde mulheres aladas, tempestade, até mulheres vulcões. O artista transformou, subverteu e mergulhou nas sereias através das respostas das mulheres. O convite para a exposição veio do Sesc Pernambuco. Araújo irá exibir mais de 20 pinturas com técnica mista e algumas intervenções pela galeria. As obras estarão à venda.

“Ultimamente tenho me voltado para este universo surrealista, mas sempre carregando com tinta forte a problemática social, o mundo em que estamos vivendo e encarando diariamente.”, destaca Araújo.

Há mais de vinte anos Java se dedica ao mundo das artes. Transita em universos variados das artes plásticas, cenários para teatro e ilustrações de livros. Em breve lançará um livro de ilustrações, incentivado pelo Funcultura, que faz um apanhado de vários momentos de sua vida como ilustrador.

Serviço:
Sereia é mulher. E a outra metade, o que ela quiser.
De 09 de agosto até 28 de setembro, das 9h às 17h.
Galeria Corbiniano Lins – Sesc Santo Amaro
(Rua Treze de Maio, 455 – Santo Amaro)

Sem mais artigos