Está no ar a HQ , de e , uma parceria do Consulado Geral da França no Nordeste e a Revista O Grito!.

Leia online a HQ Gemini

O projeto “14 Juillet no Nordeste” contou com uma residência artística em Nantes com a participação dos dois artistas, além da colaboração dos alunos da Escola de Design Nantes Atlantique, em Nantes e a agência de desenvolvimento de Nantes, Creactive Factory.

Gemini é um HQ digital totalmente pensada para uma experiência imersiva e inovadora nas telas dos dispositivos. Rogi e Clémence pensaram uma narrativa que utiliza elementos de programação como HTML5, animação e efeitos em paralaxe.

A obra comemora a data do 14 de julho através dos seus aspectos universais de liberdade, igualdade e fraternidade. A data relembra a Tomada da Bastilha em 1789, que marcou o fim da monarquia absolutista. Os ideias revolucionários da Revolução Francesa se propagaram por todo o mundo e inspiraram movimentos libertários.

O “quadrinho desfilante” é algo ainda novo dentro do segmento das HQs, o que tornou o projeto ainda mais desafiador. Foram seis meses de preparação, entre pré-produção, residência e montagem da página na web.

A ideia de criar uma celebração digital para a data partiu do Consulado francês no Recife, o que tornou acessível para franceses e brasileiros de qualquer lugar do mundo.

Gemini vai ganhar uma exposição, onde a plateia poderá apreciar a obra ao vivo através da captura de movimentos. A expo estreia em Nantes em setembro e tem previsão de chegada ao Recife em novembro.

A Revista O Grito! também publica um diário da residência, onde iremos detalhar todo o processo criativo da obra.

 

Sem mais artigos