A Feira Cria de arte impressa e publicação independente virá ao Recife realizar a sua 4ª edição nos dias 14 e 15 de abril, no Shopping Paço Alfândega, Bairro do Recife. O evento está com inscrições abertas para autores como ilustradores, zineiros, fotógrafos, escritores, quadrinistas, encadernadores, cordelistas, escritores, entre outros, que queiram expor e vender suas peças. As inscrições seguem até a próxima sexta-feira (30) pelo formulário da feira. Mais informações pelo e-mail feiracria@gmail.com.

A Feira Cria é um espaço de exposição e venda para artistas e coletivos das artes gráficas e impressas e da publicação independente. Foi criada em 2017 pela produtora cultural, jornalista e escritora Marina Brazil, nascida no Recife e residente em João Pessoa desde 2010, onde a feira realizou suas três edições iniciais, ganhando corpo e se consolidando no mercado gráfico e de impressos. A edição no Recife conta com parceria da designer Gabriela L’Amour, que assina a identidade visual, e do Shopping Paço Alfândega. A curadoria dos expositores é realizada pelo designer Guilherme Lira (PE) para ilustração, a fotógrafa Agustina Arán (Uruguai) para fotografia; a designer Gabriela L’Amour (PE) para editoras independentes; e da jornalista Laíza Felix (PB) para literatura.

Para Marina Brazil, idealizadora e coordenadora da feira, a vinda ao Recife sempre esteve nos planos do projeto. “Sou recifense, moro em João Pessoa desde 2010 e a proximidade entre as cidades me possibilita frequentar Recife com certa assiduidade. A criação de impressos é bem forte em Pernambuco e tivemos, inclusive, participação de expositores pernambucanos nas edições anteriores da Cria. O estado é referência de local culturalmente ativo no setor privado quanto no público. Venho acompanhando feiras e eventos relacionados à economia criativa em Pernambuco, frutos de iniciativas independentes como a Feira Cria, e isso me instiga ainda mais a levar a Cria para Recife, minha cidade, e trazer a possibilidade de somar com quem está produzindo e pensando a arte impressa no estado”, diz Marina.

Público durante a edição da feira em João Pessoa. (Divulgação).

Feiras e eventos de arte impressa e publicação independente são comuns nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, a exemplo da Plana – Festival Internacional de Publicações de São Paulo (SP), a Parque Gráfico (SC) e a PÃODEFORMA (RJ). No Nordeste a publicação independente é bastante prolífica e a Feira Cria chega com a proposta de dar visibilidade a essa produção.

Sem mais artigos