DIÁRIO ABERTO
Novo disco de Perfume Genius traz vulnerabilidade para lidar com traumas como família disfuncional e homofobia, mas já vislumbra um otimismo

[Recomendado]

Depois de surgir como um garoto-prodígio em 2010, o artista e produtor Mike Hadreas, nome verdadeiro por trás do projeto Perfume Genius retorna com um segundo álbum ainda mais seguro e confessional, Put Your Back N 2 It. Como muitos jovens de sua geração, Hadreas faz um diário aberto de seu amadurecimento como força criativa de seu trabalho artístico. Neste segundo trabalho, ele trata de temas como sexualidade, amor, relacionamento, família. Também fala diretamente sobre assuntos bem doloridos, como vício em drogas e abuso sexual.

As composições foram feitas após a mudança do músico de Nova York para Washington, onde foi morar com sua mãe. Em suas 12 faixas, o disco carrega uma delicadeza que esconde uma bravura impressionante por sua exposição. Na maioria das vezes acompanhado por um piano, Hadreas propôs uma viagem intimista que, com certeza, fará muita gente se reconhecer. É como se, ao falar desses temas de forma tão direta, ele já vislumbrasse um otimismo de superá-los.

Seu trabalho anterior, Learning, era mais cru e aproximava-se do indie pop dos anos 00. Representava também um momento mais difícil da vida do cantor que retratava em letras dramas pessoais como abusos na infância e a dificuldade de tratar de sua homossexualidade.

Neste, estamos em uma proposta mais contemplativa e um pouco menos traumáticas, com músicas como “Sister Song”, com um dedilhado minimalista ou “Hood”, mais animada e que teve um clipe estrelado pelo cantor ao lado do astrô pornô Arpad Miklos proibido no Youtube. É como se, depois de uma barra pesadíssima enfrentada na entrada de sua pós-adolescência, Hadreas pudesse, enfim, vislumbrar uma vida lazer. A forma que o músico encontrou para lidar com suas próprias questões foi compartilhar com seus fãs, o que gerou um disco incrivelmente vulnerável e, por isso, acessível a quem passou pelos mesmos fardos. [Paulo Floro]

PERFUME GENIUS
Put Your Back N 2 It
[Matador, 2012]

Nota: 8,9

O cantor em 2010, quando lançou o 1º disco: abuso sexual e saída do armário (Fotos: Divulgação / Matador)

Sem mais artigos