cinemanovo

, filme premiado no Festival de Cannes chegará aos cinemas brasileiros em novembro. O longa ainda deverá rodar alguns festivais internacionais antes de sua estreia comercial.

Dirigido por (Rocha que Voa, Campo de Jogo e Transeunte), o filme será distribuído pela Vitrine Filmes. Antes disso, o longa participará de cerca de dez festivais internacionais, sendo o primeiro o Festival Internacional de Cinema de Munique. O filme recebeu o prêmio L’Œil d’or (Olho de Ouro) de Melhor Documentário do Festival de Cannes de 2016.

O longa é um ensaio poético que investiga um dos principais movimentos cinematográficos latino-americanos, através do pensamento e fragmentos de filmes dos seus principais autores. O filme mergulha na aventura da criação de uma geração de cineastas que inventou uma nova forma de fazer cinema no Brasil – a partir de uma atitude política que juntava arte e revolução – e que tinha como desejo um cinema que tomasse as ruas.

“O embrião do projeto nasceu de uma conversa que tive com o Canal Brasil. O produtor do filme é o Diogo Dahl, que tem uma ligação afetiva com o tema e tem sido um grande parceiro nessa caminhada”, escreve Rocha. “Cinema Novo é um filme-ensaio composto de múltiplos fragmentos de filmes e arquivos, e é fruto de um longo e denso processo de nove meses de montagem que contou o com magnifico trabalho do montador Renato Vallone. Nesse sentido foi essencial a participação das diversas famílias dos autor”.

cinemanovo2

Sem mais artigos