CONEXÕES DO ASIAN DUB FOUNDATION
Proposta da banda de unir ritmos étnicos combinou com o panorama atual, onde a periferia do mundo encontrou lugar na música pop
Por Paulo Floro

ASIAN DUB FOUNDATION
Punkara
[Phantom Sound, 2008]

O folclore voltou a pautar a música pop neste 2008. Depois da revelação explosiva das ricas possibilidades eletrônicas do Afrikan Pop, o Asian Dub Foudation, banda que deu o start para a formação de público em shows de Gogol Bordello retorna com novo disco, Punkara. Lançado em março no Japão, chega agora às lojas dos EUA e Europa, o primeiro com o novo vocalista, Al Rumjen.

Os garotos ingleses retomam o discurso de afirmação das periferias. Trazem nas letras, o mesmo tom de protesto dos discos anteriores, algo sincero a ponto de fazer as pessoas acreditarem que não se trata de uma estratégia comercial. Tanto que, o engajamento político e social nem serve mais – como em 2002 – como mote para falar e ouvir a banda. A mistura de hip-hop, ragga e punk-rock, tudo soa mais interessante.

Punkara à primeira audição soa pesado como Enemy of the Enemy (2003), mas existem detalhes interessantes preenchendo todo o álbum. Uma delas são as referências árabes em “S.O.C.A.”, que faz relação com a participação da banda num festival de música no Marrocos, ano passado, quando tocaram para mais de 60 mil pessoas e colaboraram com músicos locais. “No Fun”, com suas várias guitarras, também segue a mesma proposta.

O disco segue uma receita explosiva que mistura um caldeirão étnico de referências musicais com o dubstep, hip-hop e electro-punk. Em “Pride Of Punkara”, uma das poucas lentas do álbum, encontramos o uso de sopro que lembra muito as viagens de trip-hop. Ela se segue ao quase-manifesto “Stop The Bleeding”. O disco, que começou frenético termina de maneira quase reflexiva.

O ADF continua atual em suas propostas políticas e sonoras, mas antes vanguarda, talvez agora, tenha encontrado sua época.

NOTA: 8,0

[audio:http://revistaogrito.com/page/audio/01-asian_dub_foundation-superpower.mp3]
Asian Dub Foudation | “Superpower”

[audio:http://revistaogrito.com/page/audio/10-asian_dub_foundation-bride_of_punkara.mp3]
Asian Dub Foudation | “Bride Of Punkara”

[audio:http://revistaogrito.com/page/audio/05-asian_dub_foundation-ease_up_caesar.mp3]
Asian Dub Foudation | “Ease Up Caeser”

Sem mais artigos