A visão de nomes como Alan Moore, Neil Gaiman e Dave McKean para Londres é o mote do lançamento da Veneta, A Vida Secreta de Londres, que chega em junho.

Londres ganha uma homenagem de alguns de seus mais ilustres habitantes e frequentadores. Alan Moore (autor de Watchmen e Do Inferno), Neil Gaiman (Sandman), Dave McKean (Asilo Arkham, Sandman), (Assalto à Cultura), (Autocracia), (roteirista de filmes como Medo e Delírio em Las Vegas) e Iain Sinclair estão reunidos nesta coletânea que celebra todos os potenciais estéticos e culturais da capital britânica.

Com organização do argentino radicado na Inglaterra Oscar Zárate, A Vida Secreta de Londres reúne histórias em quadrinhos e crônicas dos mais celebrados autores britânicos da atualidade. Alan Moore, por exemplo, volta ao cenário do clássico Do Inferno para mostrar o pub que era frequentado pelas vítimas de Jack, o Estripador. E em “Highbury”, o autor explora o famoso cemitério Highgate, onde está enterrado Karl Marx, e as vizinhanças por onde passaram gangsters, dois irmãos siameses, uma cantora escandalosa, Ivanhoé e o mago Aleister Crowley.

Já Neil Gaiman, na HQ “A Corte” apresenta dois personagens sinistros, Smith e o Sr. Alice (que depois irão reaparecer em outras de suas obras), em uma investigação sobre os prazeres secretos que só são permitidos aos mais ricos moradores da cidade. “O ovo do grifo” é o primeiro trabalho do escritor Iain Sinclair, considerado um dos nomes mais importantes da literatura britânica contemporânea, publicado no Brasil.

Como pano de fundo, funcionando como uma espécie de fio condutor entre as diferentes narrativas, está a teoria da Psicogeografia, que estuda os efeitos do ambiente geográfico sobre o comportamento e as emoções dos indivíduos. Londres, aqui, não é mero cenário, mas também personagem das histórias.

A Vida Secreta de Londres traz os seguintes autores em suas 176 páginas: Alan Moore, Neil Gaiman, Dave McKean, Iain Sinclair, Woodrow Phoenix, Warren Pleece, Josh Appignanesi, Graeme Gordon, , Alexei Sayle, , Carl Flint, Steve Bell, , , , , Gary Marshall, , , , Tony Grisoni, Stewart Home, Jonathan Edwards e Chris Petit. A HQ chega em junho e custará R$ 69,90.

Sem mais artigos