Zé Nigro se une a Arthur Verocai para lançar “Gorjeios”, o primeiro single de seu novo disco

A nova canção reforça a natureza autoral do artista

Copia de Imagem post padrao 26
Foto: Indira Dominici/Divulgação.

O produtor, músico e arranjador paulistano Zé Nigro lançou nesta sexta-feira (26) Gorjeios, o primeiro single de seu segundo álbum de estúdio. A canção, que está disponível nas plataformas de streaming pelo selo estadunidense Nublu Records, traz arranjos orquestrais do maestro Arthur Verocai e letra de Eveline Sin.

A música, que nasceu da tentativa de decifrar o canto dos pássaros, mistura orquestra, coros e sintetizadores. “Gorjeios foi escolhida pela sua grandeza tanto de música quanto de poesia. A canção tem uma estética que remete à música mineira da década de 70, tanto pela instrumentação e mixagem quanto na melodia e harmonia da composição”, explica Zé Nigro.

O artista ressalta a importância da colaboração com Arthur Verocai. “Seus arranjos são ouvidos nas músicas mais incríveis da música popular brasileira, então, assim que o conheci pessoalmente, em uma sessão de gravação em 2021, eu transcendi com seu arranjo sendo tocado por uma orquestra impecável. A partir dali, começamos a trocar ideia sobre fazer arranjo para Gorjeios”, relembra.

Gorjeios foi composta em 2018, após uma estadia de Zé Nigro na Bahia. “Eu sempre acordava às 4h da manhã ao som de uma diversidade de cantos dos pássaros, e ficava pensando: O que dizem os pássaros? Do que eles estão falando, será sobre nós? Como eles viam de cima o que os humanos faziam?”, conta o músico. A faixa foi inicialmente instrumental, com letra adicionada posteriormente por Eveline Sin.

Além de seu trabalho como produtor para artistas como Russo Passapusso, Francisco el Hombre, Curumin e Anelis Assumpção, Zé Nigro explora sua faceta como cantor em um processo contínuo de autoconhecimento. “A voz é como um instrumento, um instrumento harmônico fascinante”, reflete ele.

O novo álbum de Zé Nigro, intitulado Silêncio, está previsto para setembro e será uma continuação natural de seu primeiro disco, Apocalip Se.