Ainda no aquecimento do lançamento de seu próximo disco, Sítio Arqueológico, previsto para outubro deste ano, Yantó apresenta “Será que ele é?”, segundo single do trabalho. Com produção do próprio músico e de seu parceiro Tó Brandileone (5 a Seco), a faixa traz uma divertida apropriação de um dos refrões mais emblemáticos (e talvez problemáticos) do carnaval.
A canção nasce da paródia de uma das marchinhas mais populares e polêmicas do Carnaval. Nela, Yantó desloca a provocação ofensiva da pergunta original para o campo do desejo ao colocá-la como curiosidade que atiça ainda mais o interesse do eu-lírico da canção por um personagem dúbio e fluido que, como a própria letra diz, não cabe em “caixinhas”. Para Yantó, faz parte de um processo de revisão histórica criar novas referências para o imaginário ligado ao universo LGBTQIAP+.
A ligação de Yantó com o carnaval é próxima, já que o artista é cantor de um dos maiores blocos do carnaval de São Paulo, o Bloco Explode Coração, que leva todos os anos uma média de 200 mil foliões para as ruas em seu desfile oficial em uma homenagem à cantora Maria Bethânia.
A canção foi composta inicialmente em 2018 até ganhar a forma final gravada no disco. Seguindo o caminho de “Abre Alas”, primeiro single do álbum lançado em agosto, a faixa incorpora simultaneamente elementos eletrônicos e acústicos. Em levada de samba-funk, o arranjo mistura sintetizadores, vocoders e programações de Yantó à bateria de Alana Ananias e ao violão de Tó Brandileone.
O single vem acompanhado de um visualizer que traz Yantó dançando de forma descontraída e irreverente com figurino de Alma Negrot, responsável por assinar a direção criativa de toda a parte visual do projeto. A foto de capa é de Gustavo Lemos.