O rapper pernambucano Xéu Kelaino, natural de Igarassu, Região Metropolitana do Recife, lançou o videoclipe de sua música solo “Mil Castelos e uma Canção”. O clipe, já disponível nas plataformas digitais e de música, foi produzido integralmente no município onde o artista nasceu e vive, contando ainda com a participação do seu pai, José Paulino, conhecido como Seu Zé.
O trabalho audiovisual, que marca uma nova etapa na carreira do rapper, batuqueiro e brincante da cultura popular, aborda temas como fé, reconstrução da vida, espiritualidade e a luta contra o alcoolismo paterno. O roteiro é de autoria do próprio Xéu Kelaino, enquanto a direção ficou a cargo de Mateus Bernardo, que também assinou a direção de fotografia e a edição. A produção executiva e direção de produção foram conduzidas por Jéssica Jansen, e a arte da capa ficou por conta de Bárbara Vitória, a Babi. A fotografia é de Okoye Ribeiro.

“Represento um personagem em estado de desorientação que embarca numa jornada de consciência e reencontro, guiado por presenças espirituais que mostram a minha própria realidade e a do meu pai”, relata o artista sobre o conceito do clipe.
As cenas foram gravadas em pontos emblemáticos de Igarassu, como o Sítio dos Marcos e o Sítio Histórico da cidade, mesclando elementos rurais e urbanos. O videoclipe valoriza o respeito à ancestralidade, à natureza e à memória local, reforçando uma perspectiva decolonial e a resistência contra o racismo.
“O clipe valoriza o território a partir da perspectiva decolonial e de imagens com poética, cenografia, figurino, acervo e todo um apoio logístico, além de uma realização também de uma equipe negra da cultura periférica em sua maioria e contracolonial”, destaca Xéu Kelaino.
O projeto contou com financiamento público aprovado no edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura, além do apoio da Prefeitura Municipal de Igarassu. A equipe técnica inclui profissionais como Okoye Ribeiro (fotografia), Bárbara Vitória (arte de capa), Patrícia Sousa (figurino), Chris Garrido (acervo), e outros colaboradores que atuaram em diferentes funções de produção, áudio e assessoria.
Além da carreira artística, Xéu Kelaino trabalha na construção civil como armador e é estudante de edificações no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Com experiência em cultura popular, Xéu integra o Maracatu Estrela Brilhante e o Boi Maracá de Igarassu, além de participar de rodas de rima desde 2014. O rapper também faz parte do grupo Sujistência SJTA, ao lado dos artistas Apollo e Crexpo.
Como desdobramento do lançamento, “Mil Castelos e uma Canção” terá um vídeo adicional com interpretação em Libras.


