Wicked e Conclave foram os principais vencedores do prêmio do Sindicato dos Figurinistas, o Costume Design Guild Awards. Esta é mais uma premiação que antecipa resultados no Oscar na temporada.
Paul Tazewell venceu o prêmio de melhor figurino em filme de Sci-Fi/Fantasia por Wicked. Se ele vencer o Oscar, será o primeiro negro a ganhar a estatueta.
Linda Muir ganhou em melhor figurino de filme de época por Nosferatu. Ela e Tazewell são os favoritos a vencer o Oscar. Mas a disputa será acirrada com Lisy Christi, que levou o prêmio do Sindicato de melhor figurino contemporâneo por Conclave.
Nas categorias de TV, o CDGA premiou produções como Hacks e Shogun.
Janelle Monaé foi homenageada com o prêmio de artista vanguarda (Vanguar Spotlight Awards) e fez um discurso que traz críticas à gestão atual de Donald Trump, de ataque à comunidade trans e aos imigrantes. Ela, no entanto, não citou diretamente o presidente dos EUA. “Eu reconheço o valor de ser bem aceita nesta comunidade. Eu amo ser parte da comunidade não-binária. Eu amo ser transexual. Eu amo ser parte da comunidade LGBTQIA. Eu amo meus pais trabalhadores e pessoas como minha avó, lindos imigrantes, cozinhando minha comida e limpando nossas casas”, disse.
E acrescentou: “Eu amo os professores que ensinam nossos filhos. Eu amo os trabalhadores que passam horas, dias, semanas, meses, fazendo os figurinos para nós. Por isso quero dedicar esse prêmio a vocês. Nosso mundo seria despedaçado sem essas pessoas.
Zoe Saldaña também foi homenageada com o Spotlight Awards. Pega em meio às polêmicas que envolvem o filme Emilia Pérez, a atriz tem dado declarações que enaltecem o filme ao mesmo tempo em que se distancia de sua colega de elenco Karla Sofía Gascón. “Alguns atores tem um item específico que ditam seu personagem ou conseguem ditar o ritmo a partir do modo como se vestem. Eu não sou assim. Eu acho que é por isso que eu confio tanto no trabalho que vocês fazem. Eu sempre amei trabalhar com designers. Eu sou neta, bisneta e filha de costureiras”, disse.
MELHOR FIGURINO EM FILME CONTEMPORÂNEO
“Emilia Pérez”
“Rivais”
“A Substância”
“Conclave” – VENCEDOR
“O Dublê”
MELHOR FIGURINO EM FILME DE ÉPOCA
“Maria”
“Gladiador 2”
“Nosferatu” – VENCEDOR
“Saturday Night”
“O Livro de Clarence”
MELHOR FIGURINO EM FILME DE FANTASIA
“Furiosa: Uma Saga Mad Max”
“Duna – parte 2”
“Os Fantasmas Ainda se Divertem”
“Borderlands: O Destino do Universo Está em Jogo”
“Wicked” – VENCEDOR