Volver | Acima da Chuva

volver sofia egito

volver sofia egito

TALENTO CONFIRMADO
Principal representante da cena indie pernambucana, banda volta mais pop em segundo trabalho
Por Gilberto Tenório

VOLVER
Acima da Chuva
[Senhor F, 2008]

volver acima da chuvaSurgida em 2003, a banda Volver é atualmente a melhor representante da cena indie pernambucana. Após o bem acolhido Canções Perdidas Num Canto Qualquer, álbum de estréia do grupo lançado em 2005, a turma está de volta com Acima da Chuva. Neste segundo trabalho os músicos Bruno Souto (vocal e guitarras), Fernando Barreto (baixo e vocal) e Zeca Viana (bateria) mostram um amadurecimento musical consistente agregado a uma sonoridade mais ampla.

No novo disco os pernambucanos aproveitam melhor as influências sonoras que vão da Jovem Guarda até o Los Hermanos, passando pelo rock do início dos anos 2000. Os arranjos, as letras e, principalmente, a voz do vocalista Bruno Souto estão mais afiadas e demonstram que a banda deu um passo a frente em relação ao CD anterior. Bom exemplo disso é que, mesmo com a presença de várias faixas candidatas a ‘hits’, os garotos não erraram a mão na hora de compor canções mais “acessíveis”.

A produção de Leo D e William Paiva se reflete em destaques como “Pra Deus Implorar”, canção que abre o CD e mistura guitarras à Strokes com o talento autoral da banda. “Tão perto, Tão certo”, balada meio “iê-iê-iê”, tem melodia e letra meio cafoninhas, mas o resultado é simpático. As boas surpresas seguem com “Coração Atonal”, letra esperta e ótimo arranjo, e a levemente eletrônica “Despedida em Seis por Oito”.

Com Acima da Chuva a Volver se tornou a primeira banda pernambucana a ter um disco lançado na integra pelo MySpace. Reflexo dos novos tempos em que cada vez menos o CD físico tem importância para divulgação do trabalho de um artista. Contudo, a maior inovação do álbum é justamente confirmar que o talento dos garotos está em constante evolução.

NOTA: 8,0