O MTV Video Music Awards (VMAs) 2024 foi realizado na noite desta quarta-feira (11), na UBS Arena, em Nova York. A premiação, uma das mais relevantes da indústria musical, celebrou os artistas que se destacaram ao longo do último ano, distribuindo prêmios em 15 categorias votadas pelo público e seis definidas por um comitê técnico. O evento foi marcado por performances de grandes nomes da música e homenagens.
A principal vencedora da noite foi Taylor Swift, recebendo sete prêmios das 12 indicações que possuía. Entre as categorias vencidas pela cantora, destacam-se a de Melhor Videoclipe, por Fortnight, sua colaboração com Post Malone, e o prêmio de Melhor Artista do Ano. Com essa nova série de vitórias, Swift ultrapassou o recorde de Beyoncé, tornando-se a artista com o maior número de troféus na história do VMA, acumulando 30 estatuetas prateadas.
A cantora brasileira Anitta foi outra grande vencedora da noite, levando pela terceira vez consecutiva o prêmio de Melhor Videoclipe de Música Latina, com o single Mil Veces. Anitta concorria em três categorias nesta edição e, além de ser premiada, subiu ao palco do VMA para uma apresentação. Sabrina Carpenter, destaque emergente da música pop, conquistou seu primeiro prêmio no VMA ao vencer na categoria de Música do Ano, com a canção Espresso. A artista também se apresentou durante a cerimônia.
A cantora Katy Perry foi a homenageada da noite, recebendo o Video Vanguard Award, uma das mais altas distinções do VMA, que reconhece artistas por suas contribuições à videografia musical. A artista, que possui uma longa trajetória de sucessos no cenário pop, foi apresentada pelo ator Orlando Bloom, que também é seu companheiro. Em seu discurso de agradecimento, Katy Perry destacou o papel que seus videoclipes desempenharam na construção de sua carreira e se apresentou cantando uma seleção de seus maiores sucessos.
- Leia também: Conheça Chappell Roan, novo nome do pop
A cantora e drag queen Chappell Roan recebeu o prêmio de Artista Revelação. Chappell, em sua fala, dedicou a vitória à comunidade LGBT+ e às drag queens, enfatizando a importância da inclusão e da representatividade no cenário artístico. “Para todas as crianças queer que estão assistindo, eu entendo vocês, porque eu sou uma de vocês. Nunca deixe ninguém dizer que você não pode ser exatamente quem você quer ser”, disse.
O VMA 2024 foi marcado por uma série de apresentações de artistas, incluindo Eminem, Halsey, Karol G, Shawn Mendes, Camila Cabello e Megan Thee Stallion, que também foi a apresentadora do evento.