O Virtuosi traz por mais uma ano possibilidades de adentrar em um novo universo sonoro. O festival busca novas experiências dentro da tradição da “música clássica”. Para este ano, o evento inovou com um maratona musical que vai durar mais de 24 horas e edições menores na Paraíba, Ceará e Pará.
A entrada de todas as sessões é gratuita e os concertos começam no próximo dia 7 e vai até o dia 14 de dezembro.
A maratona Virtuosi Pela Paz contará com participações de artistas nacionais e internacionais, entre eles o trombonista Christian Lindberg, Roby Lakatos Ensemble, Benjamin Schmid Jazz Quartet, o grupo comediante ingles Stringfever, uma apresentação especial reunindo DJ Dolores e Naná Vasconcelos, Ensemble São Paulo, Unirio Metais e o Duo Altino, dentre outras atrações.
Um dos destaques da maratona é o concerto especial da Orquestra Jovem de Pernambuco que terá como solista o pianista Artur Moreira Lima.
Veja alguns destaques que selecionamos dentro desta edição do Virtuosi. Aqui a programação completa.
Benjamin Schmidt
O violinista austríaco Benjamin Schmidt é hoje um dos nomes mais celebrados da música clássica nos últimos 50 anos. Ele chega ao Virtuosi como um dos destaques internacionais no evento, que ainda tem o performático Roby Lakattos na programação.
Jovem revelação russa
Ilya Ramlav é um dos nomes mais celebrados da música clássica internacional hoje. Ele foi solista à frente de orquestras como a de St. Petersburgo, na Rússia, um dos mais respeitados e realiza seu recital no domingo (14) às 18h, no Teatro de Santa Isabel. Às 19h outro grande nome russo se apresenta, a pianista russa Anastasia Zhivotovskaya, do Conservatório de Moscou.
Naná e Dolores
Mostrando que o Virtuosi sabe dialogar com as diferentes expressões musicais, o festival traz este ano uma apresentação especial de DJ Dolores com o percussionista Naná Vasconcelos. A apresentação fará parte da Maratona Virtuosi BNDES, que acontece a partir do dia 12 de dezembro, às 20h. A abertura fica por conta da Orquestra Virtuosi sob a regência do Maestro Rafael Garcia com um programa que executa a obra Metamorfose de Richard Strauss, seguida de um festival de obras de Beethoven
Ensemble São Paulo
Ensemble SP é um núcleo de música de câmara formado por instrumentistas com experiências no cenário brasileiro e internacional. O grupo tem feito apresentações concorridas nas cidades onde passa e recebido aclamação da crítica por seu apelo pop e carisma. Seu repertório abrange obras do período pré-clássico até os dias de hoje. Tocam músicas de John Lennon, Luiz Gonzaga, Tonico e Tinoco, Humberto Teixeira e até o tema clássico de Batman.
Giora Schmidt
O violinista americano/israelense Giora Schmidt é considerado como um dos principais nomes da nova geração da música clássica mundial. Sua estreia foi nada menos do que o Carnegie Hall, tocando o Concerto de Barber com a New York Youth Symphony. Foi solista de várias orquestras como a de Cleveland, da Filadélfia, de Chicago, de Detroit, de Honolulu, de Vancouver, de Toronto, de Cuba, da Cidade do México, do Chile e de Israel. Ele retorna ao Recife como solista da Metamorfose de Richard Strauss. Ainda participam Soh-Hyun Park Altino, a pianista Ana Lucia Altino e o violoncelista Leonardo Altino.
Atualização: O Maestro Spok não irá mais participar do Virtuosi, segundo a produção do festival. O post foi corrigido.