VIII Cine Jardim anuncia seleção oficial com 69 títulos e atividades paralelas

Festival promove formação e reflexão sobre o cinema com atividades e mostras competitivas

Copia de Imagem post padrao 3 13
Abertura é marcada pela exibição do filme "O Sonho de Clarice". (Foto: Divulgação.)

O VIII Cine Jardim – Festival Latino-americano de Cinema de Belo Jardim será realizado entre os dias 14 e 19 de outubro em formato híbrido. A programação contará com 69 títulos, incluindo longas e curtas-metragens, distribuídos em mostras competitivas e paralelas.

As exibições ocorrerão em três locais: o Cine Teatro Cultura, que terá sessões nos turnos da manhã, tarde e noite com filmes em competição; o Parque Janelas para o Rio, que realizará exibições ao ar livre no antigo Parque do Bambu da Mostra Rotas de Migração; e plataformas digitais, como o site do Cine Jardim e a plataforma Cardume, onde os filmes estarão disponíveis com recursos de acessibilidade comunicacional.

A proposta curatorial do festival busca exibir títulos que incentivem a reflexão e a experiência do público, mantendo um compromisso com a inclusão sociocultural. Os filmes selecionados destacam a memória e a diversidade cultural brasileira, abordando temas relevantes das sociedades contemporâneas e explorando novas linguagens cinematográficas.

O filme de abertura será O Sonho de Clarice, longa-metragem de animação dirigido por Fernando Gutierrez e Guto Bicalho. A narrativa gira em torno de uma menina criativa que enfrenta o processo de superação da perda de sua mãe, abordando temas como amizade e companheirismo. O filme, que será exibido fora de competição em uma sessão especial, é o primeiro longa de animação do Distrito Federal.

Além das mostras competitivas, o festival promoverá atividades paralelas gratuitas, sempre comprometidas com o debate e a formação do público em relação à produção audiovisual contemporânea. A programação inclui oficinas como Documentando Realidades, ministrada pelo cineasta Marlom Meirelles; Crítica de Cinema, com o jornalista e crítico Diego Benevides; e Prática de Interpretação, conduzida pelo ator Tuca Andrada.

O Cine Jardim também contará com a Mostra Competitiva de curtas-metragens latino-americanos e a Mostra Competitiva de longas-metragens brasileiros, que serão avaliadas por um júri especial formado por profissionais do setor. O festival incluirá mostras paralelas voltadas para o público jovem e para a infância, como Revoada, Voo Livre e Passarinho. A seleção deste ano foi realizada a partir de 887 filmes inscritos, entre ficções, documentários e animações de todas as regiões do Brasil e produções estrangeiras.

Leo Tabosa, cineasta e produtor do festival, enfatizou: “O Cine Jardim é uma importante janela para exibição e formação de público no Agreste de Pernambuco, cumprindo sua missão de levar o cinema a lugares onde ainda não há cinema. Reconhecemos o cinema como uma eficaz ferramenta de transformação social, e é por isso que nossa essência está em promover o cinema em sintonia com a educação. A cada edição, o número de filmes apresentados cresce, o que reforça o respeito e a admiração que o festival conquistou entre cineastas, produtores e público”.

O festival, que possui caráter competitivo, premiará os melhores filmes nas mostras de curtas e longas. Além do Júri Oficial e Popular, um Júri Jovem, formado por participantes da oficina de crítica de cinema, será responsável por escolher o melhor curta-metragem da mostra competitiva latino-americana. O evento contará também com prêmios de parceiros em serviços, incluindo o Prêmio Edina Fujii e o Prêmio Mistika.

O Cine Jardim, que teve início em 2015, já se tornou parte do calendário de eventos da cidade de Belo Jardim e da programação das escolas públicas. O festival atende também algumas cidades da microrregião do Vale do Ipojuca. Apesar de ser a terra do cineasta Cleto Mergulhão, Belo Jardim não possui salas de cinema ou alternativas de exibição democrática de filmes.

O VIII Cine Jardim é realizado pela Pontilhado Cinematográfico, com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Lei Rouanet. Conta ainda com o patrocínio da Baterias Moura e do Banco do Nordeste, além de parcerias com instituições como a Universidade Católica de Pernambuco e o Instituto Humanitas Unicap.

Confira o site oficial do evento para conferir a programação completa.