As mudanças na paisagem dizem muito sobre uma cidade e seus habitantes. E o que falam as transformações no Recife ao longo das décadas? São esses questionamentos que aparecem no trabalho Recifes: Vestígios, do fotógrafo Roberto Ramos. Ele lançou uma exposição virtual em que mostra dois momentos da capital pernambucana através de vinte imagens, destacando um antes e depois para falar sobre espaço, tempo e memória.
Para realizar o trabalho, Ramos contou com o apoio do Museu da Cidade do Recife, que cedeu as imagens com curadoria do historiador Sandro Vasconcelos, responsável pelo departamento de pesquisa do equipamento. O critério de escolha compreendeu 50 imagens realizadas entre as décadas de 1900 a 1960 que trazem o Recife como tema central da imagem para, posteriormente, terem seus cenários revisitados por Roberto Ramos, tendo como ‘âncoras temporais’ monumentos, igrejas, etc. Os cliques atuais, por sua vez, foram, realizados entre junho de 2015 e março de 2016.
O objetivo do trabalho é promover uma reflexão através da iconografia urbana entre dois momentos históricos da capital pernambucana. “Procurei revisitar as imagens com as novas fotos produzidas do mesmo ângulo e com a captação mais aproximada possível da mesma luz”, ressalta Ramos. O site foi lançado com 20 imagens e, mensalmente, será alimentado com seis fotografias. O endereço eletrônico irá ficar no ar durante um ano.
Veja algumas das imagens da exposição, abaixo. E mais detalhes e fotos no site.