Universo visual de Caio Danyalgil ocupa a Arte Plural Galeria com a exposição “Cintilante”

Mostra reúne 20 obras inéditas do fotógrafo pernambucano e fica em cartaz até setembro, no Bairro do Recife

Copia de Imagem post padrao 14
Foto: Caio Danyalgil/Divulgação.

A partir do dia 17 de julho, o público poderá conferir a exposição Cintilante, com 20 obras inéditas do artista pernambucano Caio Danyalgil, na Arte Plural Galeria (APG), no Bairro do Recife. A mostra, com curadoria do artista e educador Cadu (SP), permanece em cartaz até 20 de setembro, com entrada gratuita. A abertura será realizada em 15 de julho, às 18h, em evento restrito a convidados.

A exposição apresenta o trabalho fotográfico de Danyalgil, que explora a luz como elemento central de construção de imagem e sentido. As fotografias evitam demarcações temporais e valorizam formas e contrastes, buscando provocar o olhar com o que o artista descreve como uma “estranheza vibrante”.

“A fotografia que me interessa é a da estranheza. No entanto, isso não basta. Preciso do contraste, do corte, do brilho para vibrar. Minha ambição é ver o que não foi visto, sem inventar nada. Recorro, portanto, à intervenção entre a estrutura da realidade e a câmera”, explica Caio, cuja produção dialoga com elementos naturais e artificiais por meio da manipulação de luzes e cores.

Entre as 20 obras expostas, duas estão instaladas diretamente no piso da galeria. O conjunto da mostra é resultado de experimentações que envolvem intervenções na paisagem – seja pela adição de elementos inusitados ou pela inversão de luzes – e pelo uso de luz elétrica.

Nascido no Recife, com raízes em Olinda, Caio Danyalgil tem 25 anos e iniciou sua trajetória artística aos 12. Desde então, desenvolve uma pesquisa contínua em torno da fotografia. Sua estreia aconteceu em 2019, com a exposição Rastros.

O curador da mostra, Cadu, destaca o caráter simbólico e político das imagens, que, segundo ele, reconfiguram o olhar para o que é cotidiano. “As obras de Caio são resgatadoras, que rememoram o significado das marchas: as verdades não se encontram em achados lendários, façanhas extremas, mas em estar à beira das coisas civilizadas, das cadeias de consumo, do vender e vender-se”, afirma.

Ele também ressalta que as imagens estabelecem relações entre paisagens internas e externas do artista, operando com os elementos da natureza e a presença da ação humana. “Caio nos comunica as interseções entre suas paisagens interiores e exteriores, que habita por períodos breves, mas intensos. Com suas linhas de luz – luz elétrica, daquela que só pode ser um ato humano –, realiza com os quatro elementos amálgamas, em que convivem o real e o imaginal”, completa.

Serviço:
Exposição Cintilante, de Caio Danyalgil
Onde: Arte Plural Galeria – Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife
Abertura (para convidados): terça-feira, 15 de julho de 2025, às 18h
Visitação pública: de 17 de julho a 20 de setembro de 2025
Horários: segunda a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 14h às 18h
Entrada franca
Instagram: @arte_plural_galeria