A mesma vontade de pesquisa uniu dois artistas. Luiz Gabriel Lopes, ou Luizga, desenvolve um trabalho com os Huni Kuin, povo indígena que ocupa uma região entre o Acre e o sul do Amazonas, na fronteira entre o Brasil e o Peru, desde que foi fazer uma residência artística em 2019 na aldeia Chico Curumim, no Acre. A história continuou e Luiz Gabriel visitou o local várias outras vezes.
Em janeiro de 2023, Paulo Novaes viajou junto a ele e a ida dos dois artistas foi a semente para o projeto Txai Band. Entre gravações, trocas, encontros e composições, o registro nasceu. Os primeiros atos dessa obra chegam agora em setembro: “Tamani”, primeiro single da Txai Band saiu na última quinta-feira (12) em um lançamento pela LOCO Records. Além do single, foi lançado hoje (16) um documentário que revela toda essa imersão.
A força da Mulher Indígena
Tamani é uma liderança importante: filha mais velha do cacique da aldeia Chico Curumim, com nome em português (ou de registro) Maria do Socorro, foi a pessoa que recebeu Paulo Novaes e Luiz Gabriel e deu-lhes todo o suporte, tanto nas coisas práticas quanto no afeto. Recentemente, com as diversas viagens do cacique, Tamani se tornou a figura de liderança global dentro da aldeia. É encarregada dos assuntos da comunidade, e incumbida da tarefa de manter seu povo unido, tornando-se uma figura de responsabilidade espiritual, afetiva e política muito ampla.
“’Tamani’ é uma homenagem a essa mulher incrível, mas que acaba também representando a força de todas as mulheres indígenas, lideranças indígenas, que estão fazendo um trabalho importantíssimo para a manutenção dessa cultura” comenta Paulo Novaes.
A canção surgiu a partir de observações de Paulo acerca das interações familiares dentro da comunidade e toda a relação de parentesco, pois toda a aldeia é estruturada a partir dessas relações. Para os artistas, a canção retrata essa figura que é uma mulher forte, sensível, guardiã de muitos assuntos importantes e que detém uma beleza e uma poesia especiais na forma de ser e fazer no mundo, na forma de existir e também no modo como essa existência transborda para toda a comunidade.
Uma banda intercultural
O projeto Txai Band é uma colaboração inovadora entre Paulo Novaes, LuizGa e jovens artistas do povo Huni Kuin, representados por Tuyn Kaya, Mística Samany e Maspã Huni Kuin, da aldeia Chico Curumim, no estado do Acre. Originado, gravado e focado na música e cultura do povo Huni Kuin, na Amazônia, o Projeto combina tradições musicais ancestrais – a música brasileira, criada e performada pelos primeiros brasileiros – com elementos contemporâneos. O álbum de estreia da Txai Band está programado para ser lançado no segundo semestre de 2024.