O romance Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, terá uma edição especial em capa dura lançada em novembro, após alcançar a marca de mais de 1 milhão de exemplares vendidos no Brasil. A obra, vencedora dos prêmios Leya, Oceanos e Jabuti, receberá uma versão comemorativa em livrarias de todo o país e plataformas digitais.
A edição incluirá capa dura serigrafada, texto revisado pelo autor, prefácio dos editores da Todavia, além da reprodução de 18 capas estrangeiras e um fitilho para marcação de páginas. A capa foi desenhada por Aline Bispo, com design gráfico de Elisa v. Randow e direção de Aline Valli.
Publicado originalmente em 2019, Torto Arado narra a história de duas irmãs que vivem em uma comunidade rural no sertão da Bahia, abordando questões relacionadas à vida no campo e ao histórico da escravidão. A obra integra uma trilogia que inclui Salvar o fogo (2023) e um terceiro romance ainda inédito.
Itamar Vieira Junior, nascido em Salvador, Bahia, em 1979, é geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além de Torto Arado, ele é autor de Doramar ou a Odisseia (2021) e de Chupim (2024), sua primeira obra voltada para as infâncias.