O rapper Thiago Elniño e o veterano GOG lançam em 31 de julho o EP SANKOFA, que explora o conceito de tempo não linear e a importância de refletir sobre o próprio caminho. O EP, que conta com 6 faixas (2 músicas e 4 interlúdios), une duas gerações do rap nacional.
O trabalho inclui participações de Renato Matos, Monique Brito e Renato Freitas, deputado estadual do Paraná. O título SANKOFA é baseado no símbolo Adinkra dos povos Ashanti, que sugere que se deve olhar para o passado para obter sabedoria e tomar decisões mais informadas no presente e futuro.
- Leia também: Thiago Elniño e Rincon Sapiência celebram espiritualidade africana no clipe de “O Homem Preto Vestido de Branco”
“Acho que esse trabalho traz uma reflexão sobre caminhos, etarismo e sucesso, o que é sucesso? Os números ou você construir uma caminhada que tenha impacto real na vida das pessoas? Quais artistas são realmente capazes de abrir mão do lucro financeiro para fazerem aquilo que vai ser realmente produtivo para sua comunidade? Eu e GOG somos comuns nessa escolha, hip hop importa muito para gente e a construção que se deixa na caminhada é o que mais faz sentido. Não que dinheiro e números não sejam bem vindos, mas tem que ser mais que isso, tem que vir com a dignidade de não abandonar as ideias que temos fé!”, pontua o rapper Thiago Elniño.
Musicalmente, “SANKOFA” é influenciado pelo boom bap e incorpora ritmos de terreiro, com referências a bandas como Chico Science e Nação Zumbi.