O site The Nib, especializado em jornalismo em quadrinhos, cartuns políticos e charges, anunciou o fim das atividades. A publicação impressa será encerrada na edição atual, que está em pré-venda, enquanto o site será atualizado até agosto deste ano. O anúncio foi feito por Matt Bors, fundador e editor da iniciativa.
Em carta aos leitores, Bars explicou que um conjunto de fatores levaram a publicação ao fechamento. “Foi uma decisão incrivelmente difícil e não teve um único fator envolvido. [Envolveu] O aumento no custo do papel e postagem, a mudança no panorama das redes sociais, diminuição das assinaturas, inflação e a simples dificuldade de manter uma publicação independente com poucos recursos”, disse o editor.
“Estou realmente orgulhoso do que conquistamos. Na última década, o Nib publicou mais de 6.000 quadrinhos e pagou mais de dois milhões de dólares aos criadores. Vários projetos foram lançados a partir de reportagens do The Nib e vários artistas tiveram sua primeira experiência profissional conosco”, disse Bars. “Por mais de dez anos, nós fomos a mídia que mais apoiou o quadrinho político e que mais destacou as possibilidades dos quadrinhos de não-ficcção”, completou.
- Acompanhe nossa cobertura de HQs na página OG! Quadrinhos
- Leia e compre a Plaf, a nossa publicação impressa sobre quadrinhos
O editor finalizou agradecendo o apoio dos leitores ao longo dos anos. O site seguirá funcionando até agosto, com novos quadrinhos. A ideia é garantir os recursos da infraestrutura que irá manter o site no ar por muito tempo, mesmo sem atualização, e para pagar a rescisão dos editores. Bors afirmou que o The Nib pode retornar para projetos especiais ocasionais, apesar de não ter nada previsto por enquanto.
Fundado em 2013, o The Nib foi a casa de vários projetos de jornalismo em quadrinhos. Foi indicado ao Eisner Awards em 2016 como melhor antologia, ao Ignatz Awards por melhor série em 2019 e ao Ringo Awards por melhor web-quadrinho em 2019.
Neste momento de forte transformação no mercado de mídia, sobretudo no jornalismo online, o fim do The Nib representa uma perda enorme. É de se lamentar que nenhuma editora ou grupo jornalístico tenha abraçado o projeto para lhe garantir sustentabilidade.
A última edição impressa do The Nib, cujo tema é “Futuro”, está em pré-venda (em inglês). [Com informações do The Beat e The Nib]