The Boy and The Heron: Tudo o que sabemos sobre a nova animação de Hayao Miyazaki

O novo longa do Studio Ghibli estreou no Japão sem nenhuma divulgação e deve chegar aos EUA ainda este ano

how do you live eua 7rj1ma 1210x544 1
Divulgação/Ghibli.

O diretor japonês Hayao Miyazaki já anunciou sua aposentadoria diversas vezes e, para nossa sorte, ele acaba voltando atrás na decisão. O seu mais recente filme, The Boy and The Heron, que é novamente tido como sua despedida, estreou no final de semana passado no Japão sem nenhum tipo de divulgação. E agora temos mais detalhes sobre sua chegada em outros mercados.

O longa How Do You Live vai se chamar The Boy and The Heron (O Garoto e a Garça) nos EUA. Esse título deve ser utilizado também em outros mercados, como Europa e América Latina. O longa ainda não tem previsão de distribuição no Brasil.

Todo desenhado à moda antiga, ou seja, sem tecnologias digitais ou efeitos especiais, o longa tem o preciosismo já conhecido do Studio Ghibli, lar de clássicos como A Viagem de Chihiro, O Castelo Animado, Vidas ao Vento e Ponyo.

O longa conta a história de um garoto adolescente que vive com o seu pai e que é visitado por uma estranha garça falante todas as noites. O animal diz que a mãe do menino ainda está viva e o convida a embarcar em uma jornada para encontrá-la. O roteiro é baseado no livro infantil de Genzaburo Yoshino, de 1937.

The Boy and The Heron.
A única imagem promocional do filme. (Divulgação).

O estúdio divulgou uma única promocional depois de lançar o longa nos cinemas, de surpresa, sem nenhum aviso. Não há nem mesmo um trailer ou teaser. Na imagem de divulgação, vemos o esboço do personagem principal.

A música-tema, “Spinning Globe”, de Kenshi Yonezu, também foi lançada esta semana, mas não pelo estúdio, mas pelo próprio artista. A trilha sonora foi assinada por Joe Hisaishi, que já trabalhou em diversos filmes do estúdio Ghibli.

Essa falta de divulgação contrasta com a dinâmica dos lançamentos audiovisuais, mas é também parte da estratégia do Studio Ghibli, que apela para essa personalidade “anti-sistema” como forma de se engajar com seus fãs no mundo todo. É como se quisessem afirmar que a qualidade de seu trabalho artístico não está interligado ao marketing. Não deixa de ser interessante e acaba gerando um hype que ajuda a divulgar o filme.

The Boy and The Heron.

Hayao Miyazaki tem 82 anos e anunciou sua aposentadoria pela primeira vez em 2013. Ele, porém, postergou o fim para trabalhar em um curta-metragem para o museu Ghibli e para o neto, Goro Miyazaki. Em 2021 ele decidiu retornar mais uma vez para fazer The Boy and The Heron.

O novo longa deve estrear nos EUA ainda este ano e não há previsão de chegar por aqui.