A cidade de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, recebe entre os dias 16 e 20 de setembro a terceira edição da Mostra da Diversidade Sexual no Sertão do Pajeú. O evento, patrocinado pelo Banco do Nordeste, pela Lei Rouanet e pelo Ministério da Cultura, oferece uma programação cultural e educativa, com exibições de filmes, oficinas, debates e atividades voltadas à conscientização ambiental. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
Organizado pela Xerém Produções e pelo grupo Filhes do Pajeú, o evento visa celebrar a diversidade LGBTQIAPN+ e promover discussões sobre inclusão social. Além disso, há um foco em questões ambientais, com o plantio de árvores na Escola Integral Padre Carlos Cottart, em parceria com o projeto Plante Uma Árvore.
“Para nós da organização, seja Xerém Produções ou o grupo Filhes do Pajeú, é um momento de extrema realização política, porque celebrar a diversidade e nossa existência LGBTQIAPN+ é fundamental, principalmente nesse país que avançou em alguns aspectos mas tem grandes desafios para a nossa população. De alguma maneira a arte é esse lugar de educação, reflexão e resistência”, afirma Lucio Vinicius, produtor da mostra.
A programação inclui exibições de filmes de diversos estados brasileiros no Cine São José, que também será palco de debates e apresentações artísticas. No primeiro dia, serão exibidos curtas como Feito o Vento (RN), Anarriê (SE) e A Pisada é Delas (PE), seguidos de um debate com Lucio Vinicius e uma apresentação de Palloma Sales.
O evento também conta com oficinas formativas, como a ação Documentando com Marlon Meirelles na Escola Domingos Teotônio, destinada aos alunos do local. Outras atividades incluem a oficina de produção cultural com Carol Arcoverde, na Biblioteca Pública Municipal, e a oficina de elaboração de projetos com William Tenório, na Associação de Moradores do Borges.
O encerramento da Mostra será marcado pelo plantio de árvores e por uma última exibição no Cine São José, com filmes como Onde Nascem os Beijos (RO) e Travessias (DF/CUBA). A Mostra da Diversidade Sexual no Sertão do Pajeú combina arte, educação e sustentabilidade, destacando a importância da diversidade e da conscientização ambiental.