Terça Negra Especial de Carnaval estreia com ciranda, afoxé e maracatu

Celebração acontece no Pátio de São Pedro nesta terça (23)

Copia de Post Noticias Padrao 13
Evento surgiu pela mobilização do Movimento Negro Unificado no final da década de 1990 (Foto: Allan Torre/ Divulgação)

A partir de amanhã (23), o Pátio de São Pedro volta a sediar as Terças Negras Especiais de Carnaval. O evento é gratuito e começa às 19h, com o Maracatu Linda Flor, o Bloco Afro Obirim, Anderson Miguel e a ciranda Raiz da Mata Norte, além do Afoxé Omin Sabá.

Criada há mais de 20 anos pelo Movimento Negro Unificado (MNU), a Terça Negra busca difundir e estimular reflexões a respeito da influência afro nas expressões artísticas do Estado, com curadoria do próprio MNU. 

História

Sergio Bernardo PCR IMagem Acervo
(Foto: Sérgio Bernardo/ Divulgação)

A história da Terça Negra começa em 1998, no Pagode do Didi, localizado na Rua Ulhôa Cintra, no bairro de Santo Antônio. Em 2001, o projeto passou a acontecer no Pátio de São Pedro, tornando-se parte do calendário cultural oficial da cidade.

O encontro cultural foi criado pelo Movimento Negro Unificado (MNU), que surgiu no Recife em 1979 e ganhou força na década de 1990. Em seus primeiros passos, o MNU pretendia ir além do chamado samba de raiz, divulgando outras vertentes da cultura negra, como o maracatu, o afoxé, o coco de roda e até o reggae e o hip hop.

Terça Negra Especial de Carnaval

Atrações: Maracatu Linda Flor; Bloco Afro Obirim ; Anderson Miguel e Ciranda Raiz da Mata Norte; Afoxé Omin Sabá

Data: terça-feira (23/01)

Local: Pátio de São Pedro

Entrada: gratuita

Horário: 19h