Anunciando uma nova fase artística, a cantora, compositora e atriz pernambucana Sofia Malta lança o single “Morde e Assopra”. A faixa, que abre caminhos para o disco de estreia da artista e traz um tom de ousadia e deboche, segue o gênero pop presente em seus trabalhos anteriores, mas apresenta uma estética ainda mais dançante. A música chega nas plataformas de música nesta sexta (27), via selo Muzak Music.
“Morde e Assopra” é uma canção em parceria com o produtor musical do álbum, Luccas Maia e tem coprodução de Guilherme Assis. Seguindo uma estética que mescla o pop com uma sonoridade cada vez mais marcada e influenciada pelo brega funk, pagodão baiano e agora também pelo piseiro, gêneros que flertam e sempre estiveram presentes no universo musical da artista, assim como em algumas de suas principais referências, tais como Rachel Reis, Attooxxa, Uana e João Gomes.
A canção fala a partir desse lugar de um eu lírico que tem clareza de seus sentimentos frente a um interlocutor que não se decide pelo que quer – e as reverberações desse desencontro. Não chega a ser bem uma decepção amorosa, é mais sobre esse desconforto gerado por um quase-algo, um quase-romance.
“Levei a música com letra e melodia pra trabalhar com Luccas e ele contribuiu com algumas observações e interferências na melodia a partir das referências e indicações de caminho que sugeri. A coprodução de Guilherme Assis foi também imprescindível pro resultado final, ele trouxe ainda mais a sonoridade que buscamos não só pro single, mas pra esse álbum todo que virá”, explicou Sofia.
Assim como no primeiro EP e talvez ainda forte agora, a música carrega um deboche quase inerente à artista, um deboche que gosta de brincar como “saudável”, algo mais próximo de uma brincadeira afrontosa, ousada. Bota e aperta o dedo na ferida, mais refém de expurgar esse engodo do que exatamente fazer doer no interlocutor.
” ‘Morde e assopra’ bem como ‘trepa ou sai de cima’, frase também presente na letra da canção, são expressões popularmente brasileiras e incluí-las nas minhas composições, tais como outros dizeres e jargões populares, foi uma maneira que encontrei de também expressar essa minha brasilidade, a minha maneira ‘daqui’ de ver, ser e me relacionar com o mundo. Gosto de compor com as palavras que cabem e que de fato saem da minha boca.”, finalizou Malta.