Sofia Freire, cantora e compositora pernambucana, foi confirmada como uma das atrações do Lollapalooza Brasil 2025, que ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de março, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. No festival, a artista apresentará seu terceiro álbum, Ponta da Língua, lançado em março deste ano.
Leia também:
- Um papo com Sofia Freire, que estreia seu terceiro disco: “adoro criar em coletivo, mas a solitude é meu território”
- Sofia Freire ilustra as inquietações da mente no experimental “Ponta da Língua”
Sofia Freire, natural de Recife, é cantora, compositora e tecladista. Em 2015, lançou seu primeiro álbum, Garimpo, que trazia poesias de diversos poetas, incluindo sua irmã Clarice Freire e Felipe S, da banda Mombojó, musicadas por Sofia. O álbum, produzido por ela ao lado de Homero Basílio, China e Chiquinho Moreira, misturava música eletrônica e piano erudito. Em 2017, ela venceu o prêmio Natura Musical, que possibilitou a produção de seu segundo álbum, Romã. Esse disco também explorou poesias musicadas, desta vez escritas por mulheres, e foi bem recebido pela crítica. Desde então, Sofia tem se destacado na cena musical independente brasileira, participando de importantes festivais e colaborando com artistas renomados, como Gilberto Gil e Alessandra Leão.
No Lollapalooza Brasil, Sofia Freire vai apresentar as músicas de Ponta da Língua, um álbum que marca uma nova fase na carreira da artista, eleito um dos 25 melhores discos de 2024 pela APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte. Com nove faixas, o disco foi inteiramente composto, produzido e gravado por Sofia e é uma obra introspectiva que mistura dark pop e sons experimentais. As faixas exploram temas como crise existencial, regeneração pessoal e amadurecimento. No disco, Sofia utiliza sintetizadores para criar uma atmosfera envolvente, enquanto suas letras revelam a busca por expressão e entendimento pessoal. Cada faixa convida o ouvinte a uma viagem sonora e emocional, conectando elementos do universo e da introspecção humana.
“Durante a pandemia, passei por uma crise criativa e isso me levou a uma introspecção profunda. As músicas desse álbum são resultado desse processo”, explica Sofia. “Estou ansiosa e feliz para me apresentar no Lolla Brasil. É uma oportunidade enorme de me apresentar e de compartilhar meu universo, tudo que está na ponta da língua através da música”, afirma a artista. “Trarei também faixas dos meus últimos trabalhos e algumas outras novidades”, adianta.
A apresentação de Sofia Freire no Lollapalooza Brasil será uma chance de conferir ao vivo seu novo trabalho e observar como a artista tem explorado novas direções em sua música, buscando sempre se reinventar e experimentar novos sons.