O projeto Slam das Minas PE – Do Litoral ao Agreste chega ao Recife neste sábado (19), com uma programação voltada à valorização da poesia falada protagonizada por mulheridades negras, periféricas, interioranas e agrestinas. A ação cultural, realizada pelo Coletivo Slam das Minas PE, acontece a partir das 13h na Ilha de Deus, localizada no bairro da Imbiribeira, com entrada gratuita.
Marcando o início do circuito que também passará pela cidade de Belo Jardim, no agreste do estado, o evento na capital reúne uma série de atividades que visam fomentar a cena poética marginal, ao mesmo tempo em que promove o diálogo entre diferentes territórios e gerações de artistas.

A programação inclui uma roda de diálogo com o tema Cultura, Literatura e Ancestralidade, conduzida por Inaldete Pinheiro, Odailta Alves e a Ciranda de Mulheres da Ilha de Deus. Também está prevista a apresentação da artista Gabi Beneditta, de Arcoverde (PE), com a performance Boka — O Centro do Mundo. O encontro será encerrado com uma Roda Poética inédita, reunindo as poetas Aline Sou, Celina Berto, Frenezi, Jéssicalen Conceição e Nena Callejera.
Em agosto, o projeto segue para Belo Jardim, onde serão realizadas rodas de diálogo, apresentações musicais e um sarau, com o mesmo objetivo de promover acolhimento, empoderamento e transformação social por meio da poesia.
O projeto é incentivado pelo Edital PNAB 003/2024 e conta com apoio da Ação Comunitária Caranguejo Uçá. Mais informações sobre as próximas etapas podem ser acompanhadas pelo perfil oficial do coletivo no Instagram: @slamdasminaspe.
Serviço:
Slam das Minas PE – Do Litoral ao Agreste
Data: 19 de julho (sexta-feira)
Local: Ilha de Deus – Imbiribeira, Recife (PE)
Entrada gratuita
Mais informações: @slamdasminaspe


