Neste sábado (19), às 16h, a Sede do Afoxé Alafin Oyó, situada na Rua do Sol, 284, Carmo, Olinda, sediará a batalha final do Slam das Minas PE 2024. O evento tem como objetivo classificar uma representante do Recife para o Campeonato Estadual, que ocorrerá este ano na cidade de Caruaru.
As finalistas da competição são Amun Há, Ayana da Lama, Laís Alves, Nemercia Cabocla, Jessicalen Oliveira e Júlia Bione, todas poetas que se destacaram ao longo do ano. Além da competição, a programação inclui uma roda de conversa com o tema Negras São Produções, facilitada por Mirela Cavalcanti, Gabi Salustiano e Radharane Santos.
Durante o evento, os participantes também poderão assistir a apresentações musicais. Entre os artistas confirmados está MC Agô, que se apresenta como poeta, cantora e compositora de Jardim Piedade, Jaboatão dos Guararapes. Também se apresentará Briela, que traz faixas de seu EP Sabuêra. O duo Precious Reggae Woman, formado por Flávia Moraes e Núbia de Aquino, apresentará um projeto musical que pesquisa os ritmos das culturas da diáspora africana, baseado na cultura sound system.
O evento é gratuito e contará com intérpretes de Libras. A Coletiva Slam das Minas PE incentiva a participação de ambulantes e vendedores informais, promovendo um ambiente de fortalecimento e diversidade cultural. Este projeto foi contemplado nos editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e recebe apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado, em colaboração com o Ministério da Cultura do Governo Federal.