A segunda edição do Simpósio Popfilia começa esta quarta-feira (28) no campus Recife da UFPE. O evento, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop (Grupop), congrega trabalhos acadêmicos, artísticos e investigações sobre cultura pop, além de homenagens à intelectual negra estadunidense bell hooks.
As atividades vão até a sexta (30) em formato híbrido, dividindo-se entre a plataforma Zoom, o YouTube, o Auditório do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) e o Centro de Artes e Comunicação (CAC). A programação completa pode ser acessada através do site do Grupop.
Ao todo 47 trabalhos serão apresentados. Mas além das apresentações acadêmicas, o evento contará com atividades abertas ao público. O objetivo é pensar também na construção dos saberes para além da universidade.
Para isso, o evento promoverá, nesta quinta (29), uma “mesa redonda dançada“, com Briê Silva e Duda Serafim, professoras, bailarinas e coreógrafas, especializadas em danças urbanas como twerk e break dance. Juntas, elas convocam o público para, através dos movimentos, tocar em tópicos importantes relacionados ao corpo, à política e à música, assim como às relações de poder que nos constituem.
Já o encerramento na sexta-feira (30) fica à cargo da cantora de brega Eliza Mell, que promoverá uma Masterclass para dividir seus processos e debater sua formação vocal. A proposta é que, ao abrir seu processo particular de treino, a artista ressalte os valores estéticos do seu canto e defina o que, para ela, é “ter gogó” na música brega, ajudando a pensar uma poética do canto brega – para fins práticos e teóricos.