Sidney Gusman, editor-chefe da MSP Estúdios, anunciou sua saída da empresa após 20 anos. Braço direito de Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, Gusman foi criador das Graphic MSP, entre diversos outros projetos de sucesso.
Em anúncio feito no seu Instagram nesta terça (7), Gusman celebrou sua trajetória e lembrou o encontro com Mauricio de Sousa em 2006, quando foi convidado a integrar a equipe editorial após o lançamento do livro Mauricio – Quadrinho a quadrinho. “[Ele] olhou pra mim e falou: ‘Vou criar uma área para você criar projetos pra mim’.
Sidney Gusman foi o responsável pela criação das Graphic MSP, projeto que publica HQs com personagens da Turma da Mônica reimaginados por artistas brasileiros. As obras fizeram enorme sucesso de vendas e chegaram a ganhar adaptações para cinema e TV, como é o caso de Turma da Mônica – Laços, de Vitor e Lu Caffagi e Astronauta: Magnetar, de Danilo Beyruth.
Já foram publicadas ao todo 47 edições das Graphic MSP, que seguirão editadas por Gusman, agora como colaborador externo.
Ao longo de duas décadas na MSP Estúdios, Gusman trabalhou em mais mil livros e coordenou diversas coleções, como MSP 50, MSP + 50, MSP Novos 50, Mônica(s), Memórias do Mauricio, Biblioteca Mauricio de Sousa, Horácio Completo e MSP 90, lançado em 2025 para marcar os 90 anos do criador da Turma da Mônica.
Antes da MSP Estúdios, Sidney Gusman teve passagens pela Globo, Conrad e Panini. Ele também é um dos fundadores do Universo HQ, um dos primeiros sites brasileiros a cobrir histórias em quadrinhos de maneira regular e atualmente apresenta o podcast Confins do Universo.
No final de 2025, Gusman publicou sua primeira HQ como roteirista, Domingos, com arte do quadrinista Jefferson Costa.


