A Semana do Quadrinho Nacional de Manaus retorna em sua sexta edição destacando o talento dos quadrinistas brasileiros, em especial os da região amazônica. O evento que, tradicionalmente acontece no último final de semana de janeiro desde 2019, excepcionalmente esse ano ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de abril. A sexta edição inclui a participação de artistas locais e de todo o Brasil, convidados renomados do mercado nacional, sorteios, oficinas, palestras, exposição inédita, sessão de autógrafos e muito mais sobre o universo das histórias em quadrinhos.
O evento acontecerá simultaneamente na Biblioteca Pública do Amazonas, no Palacete Provincial de Manaus e no Centro de Artes Visuais da Galeria do Largo, das 14h às 20h. Para mais informações, consulte as redes sociais oficiais da Semana do Quadrinho Nacional de Manaus e a programação completa no site.
Alguns dos convidados do evento são: Sidney Gusman, editor e idealizador das Graphics MSP do estúdio de Mauricio de Sousa Produções; Rafael Calça, roteirista da trilogia Jeremias, da Turma da Mônica, premiada com o Prêmio Jabuti; Luiza de Souza (IlustraLu), autora da aclamada HQ Arlindo, publicada pela Seguinte, selo jovem da Companhia das Letras; Guilherme Infante, criador das populares tirinhas do Capirotinho que conquistaram a internet; Fúlvio Pacheco, autor e coordenador da Gibiteca de Curitiba; e o renomado jornalista e quadrinista amazonense, Mário Adolfo, cujas tirinhas e histórias do Curumim marcaram uma geração de leitores.
Entre as atividades propostas, merece destaque a Batalha dos Artistas, onde desenhistas competirão em uma disputa de desenhos, com o vencedor sendo escolhido pelo próprio público. Os visitantes também poderão participar da oficina de modelo vivo com cosplay, uma experiência única que permitirá um mergulho no mundo dos quadrinhos de uma forma interativa e divertida.
Além disso, será realizada a inédita exposição “Sangue, Suor e Nanquim”, com visitação gratuita, que traz um panorama dos últimos 10 anos do cenário de quadrinhos do norte, projeto contemplado no edital da Lei Paulo Gustavo, promovido pela Secretaria de Cultura do Amazonas.
De representatividade às tendências emergentes, as oficinas, bate-papos e palestras proporcionam uma visão do cenário atual da indústria de quadrinhos no Brasil. Os participantes explorarão temas diversos, desde a criação de tirinhas para as redes sociais ao crescente mercado de quadrinhos na região Norte do país. Serão discutidas maneiras de utilizar os quadrinhos como ferramenta educacional na sala de aula, estratégias para produção de quadrinhos independentes, técnicas de criação de personagens e até mesmo o panorama dos quadrinhos indígenas no Brasil. A Semana do Quadrinho Nacional de Manaus oferece para todos os fãs a oportunidade de participarem e se envolverem nesse universo fantástico da nona arte.