Um dos maiores nomes do metal brasileiro, o Sepultura anunciou o fim de suas atividades como grupo nesta sexta (8). A banda vai se despedir dos fãs com uma turnê especial de 18 meses que vai passar pelo Brasil, países da América Latina e Europa.
O anúncio, feito pelas redes sociais da banda, diz que o grupo “Vai morrer. Uma morte consciente e planejada.” Em tom de agradecimento, o grupo faz uma retrospectiva dos 40 anos. “Nós estamos felizes e muito gratos por tudo que pudemos testemunhas nas últimas quatro décadas. Lançamos grandes álbuns e tocamos em shows inesquecíveis. Cultivamos amizades, conhecemos nossos ídolos, contribuímos para colocar o metal brasileiro no mapa, e, por isso, sentimos que podemos deixar a cena musical com a sensação de dever cumprido.”
A turnê começa em março e no Brasil, com oito datas em cidades diferentes. Nenhuma no norte ou o nordeste.
Fundado em 1984, o grupo de Belo Horizonte é reconhecido por misturar os sons do metal com influências dos ritmos afrobrasileiros e indígenas. O Sepultura alcançou popularidade fora do Brasil com o álbum Roots, lançado em 1996, que tinha a parceria de Carlinhos Brown.
Último lançamento da banda foi o álbum SepulQuarta, que foi gravado durante o isolamento social pela pandemia do Coronavírus. As vendas da turnê de despedida começam nesta segunda (11), pelo site do Eventim.
Confira as datas
Belo Horizonte
Quando: 1 de março
Onde: Arena Hall
Juiz de Fora
Quando: 2 de março
Onde: Estacionamento Cultural
Brasília
Quando: 9 de março
Onde: Arena Lounge
Uberlândia
Quando: 15 de março
Onde: Castelli
Porto Alegre
Quando: 21 de março
Onde: Araújo Vianna
Curitiba
Quando: 22 de março
Onde: Live
Florianópolis
Quando: 23 de março
Onde: Arena Opus
São Paulo
Quando: 6 de Setembro
Onde: Espaço Unimed