A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (8) os seis filmes finalistas que disputarão a vaga de representante do Brasil ao Oscar 2026. A escolha do longa que concorrerá à categoria de Melhor Filme Internacional será definida em reunião marcada para o dia 15 de setembro.
- Leia também: 7ª MOV – Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco anuncia programação completa
Os finalistas são:
- Baby, de Marcelo Caetano;
- Kasa Branca, de Luciano Vidigal;
- Manas, de Marianna Brennand;
- O Agente Secreto, de Kleber de Mendonça Filho;
- O Último Azul, de Gabriel Mascaro;
- Oeste Outra Vez, de Erico Rassi.
A seleção não garante a indicação ao Oscar, pois cada país envia um filme para a premiação e, a partir dessas escolhas, a Academia realiza uma nova seleção para definir os concorrentes oficiais. A cerimônia do Oscar está prevista para 15 de março de 2026.
Entre os finalistas, O Agente Secreto se destaca por ter recebido os prêmios de Melhor Diretor, para Kleber Mendonça Filho, e Melhor Ator, para Wagner Moura, no Festival de Cannes. O Último Azul foi premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim, enquanto Oeste Outra Vez conquistou o Kikito de melhor filme no Festival de Gramado do ano passado. Os filmes Baby, Manas e Kasa Branca também acumularam premiações internacionais.
Todos os seis longas foram escolhidos a partir de uma pré-lista de 16 filmes divulgada pela Academia Brasileira de Cinema no mês passado.
No início de 2025, o Brasil conquistou seu primeiro Oscar com o filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, na categoria de Melhor Filme Internacional.
Com informações da Agência Brasil.

