Seis convidados do Itaú Cultural expõem seus trabalhos na Banca de Quadrinistas de junho

Neste mês, Alex Mir, Ana Mei, Débora Kamogawa, Gabú, Hana Karnon e Isaque Sagara integram a programação mensal que o Itaú Cultural

Copia de Copia de Post Noticias 9 2
(Arte: Hana Karnon/ Divulgação)

O Itaú Cultural realiza neste domingo (30), às 11h, a edição de junho da Banca de Quadrinistas, programação antes realizada na sede do instituto, que neste ano passou a ser oferecida ao ar livre, no Bulevar do Rádio, sempre no último domingo do mês até novembro. Com a proposta de estreitar o contato do público com autores de HQs – em especial, os da cena independente –, em de junho a atividade recebe como convidados os quadrinistas Alex Mir, Ana Mei, Débora Kamogawa, Gabú, Hana Karnon e Isaque Sagara, presentes no local com seus trabalhos para exposição e venda.

Eles foram selecionados pelo chamamento aberto pelo Itaú Cultural para interessados em integrar a programação da Banca de Quadrinistas. Todas as edições que acontecem até novembro seguirão este formato (abaixo, mais informações sobre o chamamento).

Os convidados

O roteirista Alex Mir é responsável pelo roteiro de HQs como O Mistério da Mula sem Cabeça, A Mão e a Luva em Quadrinhos, Folklóricas #1 e 2, Segundo Tempo, Inventices, Ebó 2.222, Grilhões e as séries Orixás em Quadrinhos e Valkíria. O trabalho rendeu a Mir quatro Troféus HQMIX, três prêmios Angelo Agostini e um Prêmio Le Blanc, além de ter sido finalista por três vezes do Festival de Angoulême.

Roteirista, quadrinista e ilustradora, Ana Mei escreve sobre suas experiências como pessoa autista, buscando representar a diversidade e, em especial, contribuir para uma maior visibilidade das pessoas com deficiência. Seu trabalho Cordélia foi publicado pela editora Conrad e indicado ao prêmio HQ MIX, em 2021, na categoria Arte finalista Nacional.

Outra participante de junho é Débora Kamogawa, que atua como ilustradora desde 2015. Com formação em Artes Gráficas, ela trabalhou em projetos de jogos, animação, material didático, sites e revistas, tanto em estúdios como Farofa, Bugbite e Push Start, quanto como freelancer.

O ilustrador e quadrinista Gabú foi muito bem recebido pelo mercado editorial quando lançou, em 2020, o quadrinho Crianças Selvagens. Além da publicação, ele mantém a página de tiras poéticas Tiras ao Ermo, no Instagram. Atualmente está lançando uma série chamada Entis, que discute masculinidade.

Mais uma ilustradora e quadrinista do elenco da Banca de junho é Hana Karnon. Estudante de design, ela já se aventurou em estudos de fotografia e arte e é amante das artes plásticas e do cinema. Em 2019, publicou a HQ Memento, lançada na Game XP do mesmo ano, e, em 2020, O Homem de Máscara, dentro da coletânea Pândega, editada pela Skirpt e pela Digital Comics.

O grupo de participantes deste mês fecha com Isaque Sagara, quadrinista formado em desenho pela Quanta Academia de Arte. Ele participou, em 2019, do primeiro Narrativas Periféricas, idealizado pela Editora Mino, pelo Chiaroscuro Studios e pela PerifaCon. Foi finalista do Prêmio Le Blanc por Quando a Música Acabar, publicado pela Mino, e A Máscara da Morte Branca, com edição e lançamento da Editora Draco. Pela UB Editora, publicou Tecnodreams e Oscar e Pan de 87, em 2021; Amor em 12 compassos, em 2022, e Clube dos 27, em 2023, pela UB editora em parceria com a editora Trem fantasma.

Chamamento

Os interessados em participar das próximas edições da Banca de Quadrinistas, do Itaú Cultural, têm até o dia 23 de outubro para se inscrever para a seleção, pelo formulário disponível no site da instituição pelo link.

No ato da inscrição, o artista ou coletivo deverá indicar as datas que poderá participar da programação. Todas as datas poderão ser indicadas pelos candidatos, que, no entanto, só poderão ser selecionados para apenas uma delas.

Os selecionados receberão um cachê de R$ 1 mil brutos. Os custos de transporte e hospedagem ficarão a cargo dos artistas ou coletivos que participarão.

SERVIÇO

Banca de Quadrinistas – JUNHO
Com Alex Mir, Ana Mei, Débora Kamogawa, Gabú, Hana Karnon e Isaque Sagara

Dia 30 de junho (domingo), das 11h às 16h
No Bulevar do Rádio (Rua Leôncio de Carvalho, s/n, Paraíso. São Paulo/SP – entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista)
Duração: 300 minutos
Capacidade: Livre
Consulte a classificação indicativa
Gratuito