Imersos nas discussões que envolvem a Inteligência Artificial e a vigilância digital, a banda de indie rock pernambucana Sargaço Nightclub lança o single e clipe “O Grande Irmão”. A faixa vem num classic rock de batidas intervaladas, sintetizadores, guitarras e vocais oitavados, abrindo o segundo álbum da carreira do grupo, o Bioluminescente, de lançamento previsto para o final do ano.
A canção, composta pelo vocalista e guitarrista da banda, Marrê e do músico alagoano, Ricardo Guima, traz um personagem-título “saído” do romance distópico 1984, do escritor George Orwell, uma das principais referências artísticas do conjunto.
O clipe de animação é fruto de uma nova parceria com o diretor Vito Quintans, do estúdio Narsvera, após o trabalho em “A Dança do Caos”, indicado como Melhor Videoclipe e Melhor Direção de Videoclipe no Prêmio Profissionais da Música 2023.
A narrativa retrata a incessante e desconfortável vigilância digital, como uma referência às atuais interações da humanidade com Inteligência Artificial. “O clipe mostra ‘O Grande Irmão’ como uma entidade de uma dimensão superior que a tudo vê, nada deixa passar, com raios que saem dos olhos”, ressalta Marrê.
Assista:
Sargaço Nightclub e a vinda de Bioluminescente
Fundada em 2016, a Sargaço Nightclub atualmente é Marrê (voz e guitarra), Ingno Silva (teclados e programações) e AD Luna (bateria). O álbum Istmo (2020), quatro EPs e oito singles fazem a bagagem do grupo que carrega influências do indie rock, synthpop e post-punk, além de referências da psicodelia pernambucana.
O segundo álbum da carreira, com lançamento previsto para o final do ano de 2023, terá 12 faixas inéditas, compostas com temas diversos, relacionados ao período caótico e trevoso da pandemia.