São Paulo recebe 36º Kinoforum com mais de 250 curtas-metragens de 60 países e entrada gratuita

Edição homenageia a fundadora Zita Carvalhosa e reúne produções premiadas em Cannes, Veneza, Sundance e Clermont-Ferrand

Copia de Imagem post padrao 4 2
"Que Bom Que Você Morreu" (Foto: Divulgação).

Entre 21 e 31 de agosto, São Paulo sediará a 36ª edição do Kinoforum – Festival Internacional de Curtas, com a exibição de 253 filmes de 60 países e entrada gratuita. As sessões acontecem em espaços como a Cinemateca Brasileira, CineSesc, Circuito Spcine, Museu da Imagem e do Som (MIS), Espaço Petrobras de Cinema e Cinusp.

A programação contempla mostras internacionais e nacionais, além de seções temáticas e atividades formativas. A Mostra Internacional reúne títulos premiados como Que Bom Que Você Morreu (Palma de Ouro em Cannes 2025), Quem Ama o Sol (Melhor Curta – Orizzonti, Veneza 2024), Vovó Nai Tinha Seus Favoritos (Prêmio do Júri no Sundance 2025) e Bandeira Vermelha, com Damien Bonnard. A Mostra Brasil apresenta inéditos como Homenagem a Kiarostami e Mensagem de Sergipe, últimos trabalhos de Jean-Claude Bernardet, além de Filme Sem Querer, de Lincoln Péricles, Bela Lx-404, com a última atuação de Léa Garcia, e A Cabana, com Dira Paes.

A edição homenageia Zita Carvalhosa, fundadora e idealizadora do festival, falecida em julho, com uma mostra especial sobre sua trajetória como produtora. A coordenação passa a ser de Marcio Miranda Perez (programação) e Vânia Silva (executiva).

“O desenho da programação do festival deste ano foi inspirado pela nuvem de ideias em que estamos mergulhados no mundo de hoje, refletindo um ambiente de troca de ideias que sempre foi muito estimulado pela Zita. Essa nuvem, que está representada no cartaz do festival, nos confronta com diferentes concepções de mundo, e encontra no cinema um espaço frutífero para a discussão e uma leitura mais vibrante e propositiva do mundo”, afirmou Perez.

Entre os programas especiais, estão a celebração dos 25 anos do manifesto Dogma Feijoada, a mostra O Som no Cinema – parceria com o Festival de Clermont-Ferrand –, o programa Eco Minds, com curtas sobre sustentabilidade, e seleções dedicadas a animações de realizadoras do Leste Europeu e à produção africana contemporânea. Também integram a agenda mostras de curtas latino-americanos, a Mostra Limite, dedicada à experimentação estética, e a Mostra Infantojuvenil.

O evento ainda promove atividades paralelas como o Curta & Mercado, debates sobre circulação e financiamento, os Kinoforum Labs, laboratórios de desenvolvimento de projetos, e o programa Cinema na Comunidade, que leva sessões a diferentes bairros da capital.

A programação completa está disponível no site oficial do evento.