Samba de Coco Raízes de Arcoverde é indicado pela primeira vez ao Prêmio da Música Brasileira

Grupo autoral do Sertão de Pernambuco concorre na categoria inédita “Raízes” ao lado de artistas consagrados no cenário nacional

Copia de Imagem post padrao 3
Foto: Mannu Magalhães/Divulgação.

O grupo autoral pernambucano Samba de Coco Raízes de Arcoverde foi indicado pela primeira vez ao Prêmio da Música Brasileira, que em 2025 chega à sua 32ª edição. A cerimônia de entrega ocorre no dia 4 de junho, às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A indicação do grupo está na categoria Raízes (prêmio: artista), na qual concorre ao lado da paraibana Elba Ramalho, das paraenses Dona Onete e Joelma, e do pernambucano Alceu Valença.

O grupo é liderado pelos mestres Assis Calixto, patrimônio vivo de Pernambuco, e Damião Calixto, patrimônio vivo de Arcoverde, e mantém a tradição do samba de coco, especialmente o “trupé”, dança e ritmo caracterizados pelo som dos tamancos de madeira batendo nos tablados. Arcoverde é considerada a terra do samba de coco.

“É uma conquista coletiva e de comprometimento do grupo, principalmente de toda a equipe técnica do Samba de Coco Raízes de Arcoverde. Esse reconhecimento nacional é importante para a nossa continuidade, preservando sempre a memória do mestre Lula Calixto (1942-1999), com fortalecimento, valorização e resistência da cultura negra, indígena e popular de raiz”, comenta Assis Calixto.

“A gente avança, coletivamente, enquanto grupo que faz arte popular cantando e contando histórias e também repassando saberes a partir de uma diversidade de vivências. É importante reforçar que o Samba de Coco Raízes de Arcoverde é e sempre foi um conjunto independente com uma identidade da cultura afro e dos povos originários”, afirma Damião Calixto.

Em maio, o grupo recebeu o certificado oficial de indicação ao prêmio durante evento no Museu de Arte de São Paulo (MASP), que contou com a apresentação do ator Lázaro Ramos e a divulgação das listas de indicados.

No mesmo mês, Assis e Damião Calixto receberam o título de cidadãos arcoverdenses, concedido pela Câmara Municipal de Arcoverde, em cerimônia realizada no Centro de Gastronomia da cidade.