“Salão de Baile”, filme sobre a cultura ballroom, ganha data de estreia

Longa aborda a cena voguing no Rio de Janeiro, protagonizado por pessoas pretas e LGBTQIAPN+

Copia de Imagem post padrao 1 2
Foto: Divulgação.

O longa-metragem Salão de Baile: This is Ballroom estreia nos cinemas em 5 de dezembro. Este é o primeiro filme brasileiro a abordar o movimento ballroom, que retrata a cena voguing no Rio de Janeiro, protagonizada por pessoas pretas e LGBTQIAPN+.

Dirigido e roteirizado pelas cineastas Juru e Vitã, o documentário é produzido pela Couro de Rato e distribuído pela Retrato Filmes. Desde sua estreia no Festival Internacional de Documentários de Copenhagen – CPH, em março deste ano, o filme foi exibido em mais de quinze países e recebeu prêmios, incluindo Melhor Montagem e uma Menção Honrosa no Festival do Rio 2024.

Juru comenta: “Ganhamos prêmio do público no Queer Porto, prêmio do Júri de Melhor Montagem no Festival do Rio e prêmio de melhor documentário em Oslo. Isso mostra como foi feliz a escolha de trazer a ballroom pra dentro da equipe”. O filme acompanha uma “ball” no Rio, onde participantes podem explorar novas possibilidades de identidade e arte.

Vitã complementa, afirmando que o filme foi realizado em conjunto com a comunidade ballroom: “Queremos proporcionar ao espectador uma experiência de imersão no universo, com o nosso olhar ‘de dentro’”. Luis Carlos de Alencar, da produtora Couro de Rato, ressalta a importância da cena ballroom, afirmando: “Em termos de força, de enfrentamento, de expressividade, de cultura, de movimentar os subterrâneos da cidade, não tem nada que chegue aos pés dela”.

Confira o teaser: