Os riffs de um dos clássicos do manguebeat, “Banditismo por uma questão de classe”, ganharam peso sob a assinatura da SAGA HC, banda pernambucana de thrashcore. Pegando carona nas comemorações dos 30 anos do movimento que revolucionou a música brasileira e, de quebra, homenageando seu fundador, Chico Science, o grupo original de Jaboatão dos Guararapes imprimiu sua identidade única na canção em uma releitura marcada pela originalidade e participações especiais, como as dos músicos Léo e Wellington, ambos do Forró Iburacano. Além disso, um videoclipe cheio de referências e paisagens emblemáticas foi produzido para coroar a homenagem.
Na versão da SAGA HC, a composição de Chico Science ganha arranjos pesados característicos do thrashcore mas, não sem perder a pernambucanidade, presente no sotaque da banda e no triângulo e zabumba dos convidados da Forró Iburacano. A introdução, que remete a outro clássico de Science, “Côco Dub”; os vocais apurados de Beto; e guitarras, baixo e bateria ‘azeitados’ de Kléber, André, Marcelo e Paulinho, garantem o tom de originalidade à produção, característica tão presente na obra do eterno pai do manguebeat.
Já o videoclipe, gravado em parceria com o Studio Alcântara Records e captação de imagens pela Agência 5 Estrelas, traz imagens marcantes do Parque Histórico dos Montes Guararapes em Prazeres, em Jaboatão, além de outros cenários pernambucanos emblemáticos, como o Caranguejo Gigante do Cais da Alfândega, a Rua da Aurora e a vegetação que caracteriza os manguezais. A presença feminina também é destaque no clipe com a participação do grupo percussivo Flôres do Monte, fundado em 2012 por mulheres negras da comunidade do Cajá, em Jaboatão.