Romero Ferro, cantor pernambucano, lançou no fim de maio (31) a segunda parte de seu álbum Frevália, completando o projeto que celebra e revitaliza o frevo com um toque moderno e pop tropical. O álbum, iniciado em fevereiro com cinco faixas, agora se completa com mais cinco músicas, explorando o gênero sem perder sua essência secular.
- Leia também: Romero Ferro e audição do projeto Orquestra Frevo do Mundo na semana pré-carnavalesca do Paço do Frevo
Entre as novas colaborações estão Rodrigo Alarcon na releitura de Bicho Maluco Beleza, Bixarte e a Orquestra 100% Mulher em Bloco Paixão, Lia de Itamaracá em Frevo da Saudade, Maestro Spok em Tudo Em Você é Tão Bom, e Fafá de Belém em Frevinho, uma composição de Moreno Veloso e Thaís Gulin.
Romero Ferro, em parceria com o produtor Maurício Spinelli, se inspirou na Tropicália para dar ao projeto uma sonoridade tropical, afastando o frevo do estereótipo carnavalesco e buscando resgatar e valorizar o gênero musical.
Frevália nasceu em 2016 como um movimento cultural e agora se expande para um grande festival de música tropical no segundo semestre. Aprovado pela Lei Rouanet, o festival passará por seis capitais brasileiras: Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador e Belém. O evento contará com dois palcos, artistas tropicais, orquestras de frevo, intervenções artísticas, documentários, debates, e o show principal será comandado por Romero Ferro com participações de Pabllo Vittar, Alceu Valença, Elba Ramalho, Gloria Groove, Gaby Amarantos, Liniker e Daniela Mercury.
A primeira parte do álbum, lançada em fevereiro, já havia trazido colaborações de peso com artistas como Daniela Mercury, Clarice Falcão, Mart’nália e Gaby Amarantos. Agora, com o lançamento completo em todas as plataformas digitais, Frevália se consolida como uma carta de amor à tradição pernambucana e um pedido de resgate do frevo para o cenário musical contemporâneo.