Rock na Calçada comemora uma década de história com edição especial no Recife Antigo

Festival independente retorna à Rua da Moeda, nesta sexta-feira (19)

Copia de Copia de Post Noticias 8
(Divulgação)

Dez anos depois do seu início, o Rock na Calçada (RNC) está de volta e reafirma seu papel como encontro de experimentação e resistência do rock and roll no Nordeste brasileiro. Para celebrar sua décima edição, o festival retorna à Rua da Moeda, no Bairro do Recife, nesta sexta-feira (19), às 20h, com o propósito que o norteou durante uma década: dar espaço para atrações da música independente e fomentar novas gerações de roqueiros na Manguetown.

A programação do Rock na Calçada começa às 18h com a apresentação da banda Lodo Groove, seguida, às 19h, por Milton Raulino. Às 20h, é a vez dos Telefunkens assumirem o palco, abrindo caminho para a Rinha de MCs, às 21h. A noite segue com discotecagem às 22h40, preparando o público para o show de Gomes, às 23h. E na virada da meia-noite, o encerramento fica por conta da Ego Eris.

“O Rock na Calçada é, antes de tudo, uma reivindicação. É um festival que ocupa a cidade desde 2015, e neste ano relembra o quanto a Rua da Moeda continua sendo um importante pólo de difusão da cultura alternativa recifense. Ao mesmo tempo, dá voz à cena independente que mostra que existe e quer ser ouvida”, ressalta Du Lopes, coordenador do evento.

A arte desta edição é assinada pela artista pernambucana Penélope de Andrade, e  faz uma homenagem ao povo indígena Fulni-ô, de Águas Belas, “Reconhecida por preservar tradições e o idioma Yahtê, a nação Fulni-ô é reconhecida pela ilustração de Penélope, que por meio da expressão artística faz uma reverência à identidade, resistência e sabedoria desta nação”, afirma Du Lopes.

Rua da Moeda Hugo Acioly
(Foto: Hugo Acioly/ Divulgação)

Participação do público

O 10º Rock na Calçada manteve seu formato participativo, e bandas e artistas independentes puderam concorrer a um lugar no line-up por meio de votação popular. O resultado, divulgado nesta terça-feira (9), teve como selecionado o grupo  Ego Eris, que encerrará a programação.

“A gente tem uma programação definida por uma curadoria interna, mas também abrimos espaço para uma votação popular e escolha do público para nossa celebração dos dez anos do RNC”, ressalta Du Lopes.

Rock Na Calçada – 10 anos

O festival nasceu com o objetivo de difundir a música autoral produzida em Pernambuco e no Nordeste, além de reverenciar nomes do rock nacional e internacional com apresentações gratuitas em espaços públicos.

A edição de 10 anos conta com apoio institucional da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife e da Secretaria Municipal de Cultura. Para acompanhar as novidades sobre o Rock na Calçada, acesse a página no Instagram @rocknacalcada.

rock na calcada divulgacao 6
(Divulgação)

SERVIÇO:
10ª edição do festival Rock na Calçada
Sexta-feira (19), a partir das 20h
Rua da Moeda, Bairro do Recife, Recife-PE
Gratuito